HUUFMA firma parceria que beneficiará visitas domiciliares do Serviço de Neonatologia e Follow Up.

13 votos

          Por meio do projeto da Profª Drª Zeni Lamy, foi firmado convênio com a Vale, no qual fará a doação de um carro para contribuir com os atendimentos oferecidos pelos dois serviços.

 

            “O bebê sozinho não existe”. Essa frase é do psicanalista Winnicott, mas resume muito bem os pensamentos da equipe do Serviço de Neonatologia do Hospital Universitário da UFMA. Para que o atendimento ao bebê tenha um resultado mais satisfatório é importante entender tudo o que está relacionado a ele, o que inclui a família e o cuidado que ela oferece, o ambiente não apenas no ponto de vista físico, entre outras. É por isso que a equipe oferece um serviço que vai além dos muros do hospital: são as visitas domiciliares. Elas acontecem todas as quartas- feiras, mas dependendo da demanda podem se estender a outros dias da semana. Um carro é disponibilizado para esse tipo de atendimento tanto para a equipe interdisciplinar da UTI neonatal quanto para a do Follow Up (serviço que faz o acompanhamento das crianças egressas da UTI neonatal da Unidade Materno Infantil até completarem sete anos de idade).

 

        

            Foi pensando nessa prática que a Profª. Dra. Zeni Carvalho Lamy, da Universidade Federal do Maranhão, consultora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e Coordenadora do Projeto de Fortalecimento do Método Canguru no Brasil desenvolveu o projeto de extensão para o acompanhamento do recém- nascido egresso de UTI- neonatal no domicílio e nas unidades básicas de saúde. Por meio desse projeto, foi firmado convênio com a Vale, no qual esta instituição fará a doação de um carro para contribuir com os atendimentos oferecidos pelos dois serviços: UTI- neonatal e follow up. Na última semana houve uma reunião entre a diretoria do Hospital Universitário, a profª Zeni Lamy e os dois representantes da Vale, a gerente de relações com a comunidade, Elis Ramos e o gerente geral de relacionamento institucional, Dorgival Pereira para acertar os detalhes do convênio. Na ocasião, foi realizada uma visita pelas instalações da Unidade Materno Infantil, para que eles pudessem conhecer os serviços que seriam beneficiados com essa doação. 

        Essas visitas domiciliares já acontecem há mais de 10 anos e possuem três momentos: quando o bebê ainda está internado na UTI, na pós-alta e no pós- óbito. “Essas visitas são fundamentais para que nós possamos identificar situações que podem contribuir de forma negativa no crescimento do bebê e causar algum risco a sua saúde, assim como para o auxílio dos próprios familiares” afirma a enfermeira Francisca Sousa.

           “A nossa demanda é muito grande e por isso precisamos fazer um cronograma de forma que possamos alcançar o maior número de famílias. A nossa preocupação é entender a história que está por trás de cada bebê, o porquê dele está internado, o cuidado que ele está recebendo no pós- alta, saber como a mulher está lidando com essa nova fase da maternidade, se ela está com dificuldade ou não e também nos casos de óbito esse cuidado permanece com a família, até que ela entenda o que aconteceu e possa continuar com as suas atividades” afirmou a assistente social Jackeline Rebouças.

           O resultado, de acordo com a equipe, é bastante satisfatório. A receptividade e o carinho com que são recebidos comprovam ainda mais que essa ação está dando certo. O carro doado específico para essa atividade vem para otimizar ainda mais a assistência prestada a tantas famílias.

Fonte: ASCOM – HU