“Declaracão e Compromisso Conjunto Sobre os Cuidados Paliativos e o Tratamento da Dor como Direitos Humanos”

17 votos

Amigos e Amigas

Não é possível mais aceitar que muitas pessoas sofram tanto para morrer nos serviços de saúde.

É inaceitável que frente a diversidade de alternativas de suporte e controle da dor, as pessoas sejam expostas a tratamentos desnecessários que só prolongam a vida sem contrapartida de qualidade de vida.

É insuportável que pessoas sejam submetidas a tratamentos desnecessários sem que sejam diretamente informadas sobre as consequências dos mesmos e que também não sejam informadas sobre as suas reais condições de saúde.

As pessoas são portadoras de direitos inalienáveis. Um deles deve ser o de poder morrer da melhor forma possível, recebendo toda  assistência HUMANA e necessária para tal. Não podem portanto ser submetidas a gestos de obstinação terapêutica que só produzem dor e sofrimentos desnecessários.

Entende-se por morrer da melhor maneira possível receber cuidados adequados, onde a dor seja controlada, haja conforto material e espiritual,  e todas as necessidades humanas e existenciais possam ser, no limite das possibilidades, prontamente atendidas.

Grupos, associações e Indivíduos que promovem os Cuidados Palitivos no mundo inteiro estão disponibilizando uma "Delaracão e Compromisso Conjunto Sobre os Cuidados Paliativos e o Tratamento da Dor como Direitos Humanos", buscando que os organismos internacionais ligados a saúde reconheçam o acesso aos cuidados palitivos e o tratamento da dor como direitos humanos, o que obrigaria  Estados e instituições privadas a adotarem políticas públicas para sua implementação.

E nós do HumanizaSUS, que tal potencializarmos a luta para que os Cuidados Paliativos sejam direito básico do usuário do SUS?

Abaixo está disponibilizado no primeiro link o teor da declaração em espanhol e, logo depois, outro link para, caso você concorde com a declaração, poder ser mais uma pessoa a assina-la. Para ler a declaração é necessário ter o adobe reader instalado no computador.