Domingueira :O SUS

10 votos

Quero,hoje compartilhar o que acabei de ler:

Gilson Carvalho comemora avanço nos transplantes e traz informações importantes sobre a luta contra a privatização do SAMU em Santa Catarina. Confira.

ABRASUS DOMINICAIS.

1.  PRIMEIRA PÁGINA – TEXTOS DE GILSON CARVALHO

O SUS QUE ESTÁ DANDO CERTO – Gilson Carvalho 

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL O VALE DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA EM 27/9/2012 – DATA OFICIAL DA COMEMORAÇÃO DOS 200 TRANSPLANTES DE MEDULA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Parabéns São José dos Campos. Aqui temos um SUS que, não obstante, os muitos erros e problemas, dá certo em muitas áreas. Os erros maiores são sabidos e agora escancarados nas disputas eleitorais,  estão ligados à insuficiência, demonstrado pelas filas. Temos um SUS que muitas coisas faz, de forma suficiente e de qualidade e que se perdem em meio à má repercussão das insuficiências e ineficiências.

Defendo  os primeiros cuidados com saúde como únicos capazes de tornar mais racionais e menos necessários os de média e alta complexidade. Defendo também a integralidade da atenção na soma e potencialização dos primeiros cuidados com os mais complexos, como a área de marcapasso de que sou dependente.

Hoje quero comemorar uma destas áreas eficientes e suficientes do SUS. Estamos em festa. Chegamos  ao número de 200 transplantes autólogos de medula realizados em São José dos Campos. Quantos sabemos de que se trata? Qual o significado disto para cidadãos joseenses e do Vale do Paraíba? O transplante de medula (TCTH) é usado para tratamento de pessoas com câncer do sangue e outros. Ele pode acontecer entre gêmeos, irmãos, não parentes e os denominados autólogos que são feitos com células tronco do próprio paciente. Este sucesso é conseguido no Hospital Pio XII por uma equipe médica e de enfermagem de excelente padrão. Foram cumpridas exigências e superadas avaliações até o credenciamento em 2004, renovado a cada dois anos, para que os cidadãos joseenses e do Vale do Paraíba usufruam deste benefício.

Alguns indicadores de qualidade levam-nos a comemorações: mais de 80% dos transplantes foram feitos pelo Sistema Único de Saúde, o SUS – financiado por nós cidadãos; nestes anos foram duas vezes mais transplantes que o mínimo, exigido pelo SUS, para manter o credenciamento. O mais gratificante são os resultados: os percentuais de sucesso com os pacientes transplantados têm sido iguais àqueles encontrados nos grandes centros nacionais e internacionais.

Estes resultados são fruto de alguns atores a quem cumprimento e dou meu aplauso: o Hospital Pio XII com sua equipe de Irmãs da Congregação das Pequenas Missionárias que emprestou total apoio; os gestores estadual e municipais de saúde que fizeram a avaliação e o encaminhamento técnico; o gestor federal que credenciou o serviço e que está, neste ano, financiando reforma e ampliação da unidade de transplante.

Deixei para o final uma homenagem à equipe de médicos que comanda este sucesso. Os doutores Evandro Rosa, Maíra Assis, Carla Mulin e Fernando Callera, chefe da equipe. Gente que trabalha com competência e garra e que garantiu este sucesso em benefício de cidadãos.

Este é o SUS que vem dando certo como inúmeros outros serviços públicos de saúde de nosso município e do Brasil. Alguns da alta tecnologia e custo. Outros de atenção básica, ordenadora e coordenadora do cuidado e ainda que de custo baixo são de altíssima complexidade de conhecimento e tirocínio.

O SUS não é dos Governos, nem dos governantes, nem dos políticos, nem dos seus profissionais operadores. O SUS é de todos nós cidadãos. Nós podemos e devemos lutar pela sua manutenção reforçando as ações corretas, corrigindo as erradas e expandindo os cuidados para atender a todas as pessoas com integralidade: no básico, na média e alta complexidade. Parabéns ao SUS, a São José dos Campos, ao Hospital Pio XII e sua direção e à equipe de transplantes de medula! As 200 vidas cuidadas com competência técnica e humana!

fontehttps://blogsaudebrasil.com.br/2012/09/30/domingueira-o-sus-que-esta-dando-certo/