II Mostra Municipal de Humanização na Saúde – HumanizaSUS Manaus: Valorizando as iniciativas do SUS que dá certo.

15 votos

 

1o lugar juri 

1o lugar Voto Popular 

 

Um relato sobre a II Mostra de Humanização na Saúde – Manaus.

Aconteceu dia 22 de novembro no Auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM, a II Mostra Municipal de Humanização na Saúde “HumanizaSUS Manaus, valorizando as iniciativas do SUS QUE DÁ CERTO”.

Realizada pelo Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde por meio da Gerência e Educação na Saúde, a Mostra tem como objetivo produzir e difundir o conhecimento acerca da Política HumanizaSUS Manaus, consolidando a inserção das práticas e iniciativas de Humanização nos serviços de saúde do Município, dando visibilidade às ações realizadas e incentivando a produção de novos trabalhos e a valorização dos profissionais envolvidos no processo.

Inicialmente, cada Distrito de Saúde foi responsável por escolher, dentre suas Unidades, aqueles que planejaram e realizaram as melhores ações visando à melhoria dos serviços, ampliação do acesso e acolhimento e pactuando ações de humanização.

A partir de setembro, começaram a acontecer as Mostras Distritais, durante as quais 21 experiências foram selecionadas para a composição da II Mostra HumanizaSUS Manaus.

Durante a seleção, foi analisado o grau de entendimento sobre a Política de Humanização, a correlação das ações com os Dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), a participação dos usuários nas ações desde sua construção e a criatividade na apresentação.

O objetivo geral da Política Humanizasus – Manaus é fomentar uma cultura de humanização no Sistema de Saúde Municipal, em que valores como cidadania, compromisso social e qualidade de vida, promovam uma revisão das práticas de gestão tradicionais, além da valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção da saúde: usuários, trabalhadores e gestores, assim como o estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão.

O evento teve início às 8 horas com um café de boas vindas e inscrição dos participantes. Na parte externa do Auditório ficaram expostos para visitação, 21 banners reproduzindo as ações. As 8:30hs demos início à cerimônia de abertura com a composição da mesa por Alexsandra Souza – Coordenadora da PNH para Região Norte; Telma Amaral – Coordenadora das ações de humanização da Secretaria de Estado da Saúde; Dr. Orestes Guimarães de Melo Filho – Subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Saúde e Ana Lúcia Raman – técnica responsável pelas ações de humanização no município e coordenadora da II Mostra.

O hino nacional foi executado pelo saxofonista Aécio Bezerra, da Big Manaus Band.

A comissão de avaliação foi composta por Alexsandra Souza, Telma Amaral e Noraney Rodrigues, esta última é a coordenadora da Comissão de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde. No Regulamento há uma cláusula que estabelece que cada apresentação deve ser realizada em 10 minutos, havendo perda de 1 ponto para quem ultrapassar esse tempo. Para cronometrar as apresentações convidamos a técnica da Gerência de Educação na Saúde Paula Tatiana Costa

O Núcleo de Arte e Cultura da SEMSA fez algumas interveções cenopoéticas – estratégias da Educação Popular, nos intervalos entre as apresentações. A Unidade Básica de Saúde Santa Luzia e o Grupo de Idosos Vivendo a Vida também realizaram apresentações culturais.

Pela manhã tivemos 10 apresentações de trabalhos. As 12hs fizemos um intervalo para o almoço retornando às 13:30hs. No retorno, apresentamos o vídeo “O dia que o SUS visitou o cidadão” e retomamos a apresentação de mais 7 trabalhos.

Ao final das apresentações, a Comissão de avaliação deixou o Auditório e se reuniu para a contagem dos pontos. Um técnico de cada Distrito de Saúde acompanhou a contagem.

Enquanto o resultado não chegava, para diminuir a ansiedade dos presentes, a Assistente Social da Gerência de Educação na Saúde Elizabeth Bezerra, apresentou a proposta da SEMSA para a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco baseado na Escala de Coêlho, nas unidades básicas de saúde da família. Após a apresentação da proposta, a Diretora da Unidade Básica de Saúde da Família Ampliada Vila da Prata, Sra. Sonaira Castro, apresentou uma experiência exitosa de implantação do ACCR naquela Unidade.

Um dos pontos altos do dia foi a entrega simbólica da Carta de Direitos dos Usuários da Saúde aos representantes dos 5 Distritos de Saúde do município. Primeiramente serão realizadas oficinas com os trabalhadores para estudo da Carta e depois divulgação e distribuição aos usuários.

Ah, já ia esquecendo, fizemos uma votação popular para classificação dos trabalhos. O vencedor do voto popular foi a Unidade Básica de Saúde da Família Ampliada Silas Santos, com o trabalho “Semana de Atenção Integral à Saúde da Criança”.

O resultado chegou! Caramba, foi muita emoção. Ao anunciar o resultado, meus lábios tremiam muito, sei lá, uma mistura de ansiedade com o sentimento de dever cumprido. Divulgar todos aqueles trabalhos, valorizar todos os trabalhadores que ralam muito na sua rotina de trabalho, foi muito bom.

Premiamos os 5 primeiros lugares com um troféu e o 1.° lugar além do troféu, recebeu um banner com a frase “Estabelecimento Assistencial de Saúde com iniciativas de Humanização”, para ser exposto em lugar de destaque na unidade.

O troféu de 1.° lugar foi entregue pela Subsecretária de Gestão da Saúde da SEMSA, Denise Machado.

Ganhando ou não, o sentimento de todos foi de satisfação. Ficou um gostinho de quero mais.

Os trabalhos vencedores foram:

1.ºlugar – I Seminário de preparação para aposentadoria do Distrito de Saúde Oeste (ação associada à Diretriz/dispositivo Valorização do trabalho e do trabalhador da saúde/ Programa de Qualidade de Vida e Saúde para Trabalhadores da Saúde).

2.ºlugar – Rodas de Conversa como instrumento de construção coletiva das ações das Unidades de Saúde Rural de N. Sra. Fátima, Pau Rosa, São Pedro e Efhigênio Salles do Distrito de Saúde Rural (ação associada à Diretriz/dispositivo Cogestão e gestão compartilhada).

3.ºlugar – Utilização de Gerenciador (planilha informatizada) para otimização das ações de prevenção e controle do câncer cérvico-uterino – UBSF Ampliada Vila da Prata (ação associada à Diretriz/dispositivo Acolhimento, Gestão Participativa, Clínica Ampliada).

4.ºlugar – Humanização do atendimento no âmbito da Assistência Farmacêutica na Policlínica Castelo Branco (ação associada à Diretriz/dispositivo Acolhimento, Ambiência, Cogestão, Direitos e deveres dos usuários, Valorização do trabalho e dos trabalhadores, fortalecimento dos vínculos).

5.ºlugar – Projeto Linha do Sangue: Fomentando a garantia de acesso dos usuários aos serviços laboratoriais na USA Frei Valério di Carlo (ação associada à Diretriz/dispositivo Gestão Participativa, Cogestão, Redes e Acolhimento).

Precisamos parar de vez em quando para ver e ouvir o que os nossos pares tem a dizer. A rotina e trabalho nos adormece e muitas vezes anestesia. A II Mostra de Humanização nos deu ânimo para continuar o nosso trabalho. Estamos revitalizados, energizados e cientes de que estamos fazendo muita coisa boa por aí.

Ana Lúcia Raman

Apoiadora do SUS/PNH