QUERO PARAR DE FUMAR!!! Mas não sei como…

16 votos

Idealizadores e colaboradores

Este projeto foi idealizado pelos doutorandos do 9º período do curso de medicina na UFRN, a saber: Deciara Jácome Torres Medeiros de Mesquita, Izaías Nestor de Souza Júnior e Bruno Renen Ribeiro Gomes Linard, sob preceptoria da Dra. Rochelle Melo e orientação da professora Ana Tânia Sampaio.

Introdução
O tabagismo é a maior causa evitável de morte por doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil. Além das consequências à saúde, o tabagismo provoca também enormes custos sociais, econômicos e ambientais.

O Brasil vem investindo na articulação de um Programa Nacional de Controle do Tabagismo e tem conseguido resultados positivos. Após o início do programa, em 1989, já se constatou a redução de 32% no consumo anual per capita de cigarros entre 1989 e 2002, e a redução da prevalência de fumantes em todas as regiões do país. 

Pesquisas mostram que apesar da maioria dos fumantes desejarem parar de fumar, apenas cerca de 3% conseguem parar definitivamente a cada ano. Uma das prováveis causas dessa baixa percentagem é que as informações sobre como aconselhar e apoiar o paciente e sobre os métodos para deixar de fumar, por serem relativamente recentes, ainda não são amplamente conhecidas pela maioria dos profissionais de saúde. 

Durante o processo de deixar o vício, o indivíduo passa pelas seguintes fases: estágio pré-contemplativo (não pensa em parar ainda); contemplativo (fuma mas pensa em parar); preparação para a ação (marca uma data para cessar, procura ajuda, etc.); ação (parou de fumar ou começou o método de parada gradual); manutenção (continua sem fumar, sem recair).

É frequente a queixa de pacientes tabagistas na unidade básica das Campinas (Macaíba – RN) de que a unidade não dispõe de um programa de auxílio à cessação do hábito de fumar Assim, observou-se a necessidade de se criar um projeto, para ajudá-los a interromper o hábito de fumar, compreender os benefícios da interrupção do tabagismo, e lidar com as dificuldades que possam surgir, utilizando-se de meios farmacológicos quando necessário.

Para a efetivação do projeto, foi utilizado o material disponibilizado no site do Ministério da Saúde, com destaque para o Consenso “Abordagem e Tratamento do Fumante” (Ministério da Saúde/INCA, 2001) e o Manual “Deixando de Fumar sem Mistérios” (Ministério da Saúde/INCA, 2004).

Público-alvo:
Tabagistas em estágio contemplativo, de preparação para a ação, ação e manutenção residentes na comunidade das Campinas, Macaíba – RN.

Objetivos:
O projeto busca estimular, através de técnicas já estabelecidas pelo Ministério da Saúde e consensos internacionais de tabagismo, os tabagistas em estado contemplativo a tomar uma atitude, e ensiná-los estratégias que os ajudem a passar pelas fases de preparação para a ação, ação e manutenção.


Metodologia:
O projeto iniciou-se com a abordagem de pacientes que procuraram a unidade básica, através da divulgação pelos agentes de saúde e pela médica (durante as consultas de rotina), no mês de novembro de 2012.

Do manual “Deixando de Fumar sem Mistérios”, foi extraída a proposta de reuniões em grupo, com duração aproximada de 1 hora e meia, abordando o tabagismo, estratégias para cessação do hábito e experiências de cada participante. As reuniões são quinzenais, realizadas na própria unidade de saúde, com duração de 2 meses, coordenadas pela médica da unidade e abertas à participação da equipe da estratégia de saúde da família. Foi comprovado que abordagens com essa duração são tão eficazes quanto abordagens mais longas. Realizamos a primeira sessão no dia 04/12/12 e as sessões subsequentes estão previstas para as seguintes datas: 17/12/12, 31/12/12 e 14/01/13. Se constatado o sucesso almejado e havendo procura de novos pacientes, serão propostos novos grupos subsequentes.

Na primeira reunião, recepcionamos os pacientes e aplicamos o questionário de Fagerström (anexo 01), para avaliação do grau de dependência da nicotina.

Em seguida realizamos uma roda de conversa com os indivíduos, onde escutamos o ponto de vista dos pacientes, quais são suas maiores dúvidas e dificuldades. Procedemos para uma dinâmica sugerida pelo Ministério da Saúde, que é a realização de uma lista de razões e benefícios de parar de fumar. 

 

Depois discutimos sobre os diferentes métodos de cessar o tabagismo: método de parada abrupta, parada “em seco”, adiamento e redução. Falamos também sobre os medicamentos que podem ser utilizados: nicotínicos e não nicotínicos e mostramos um vídeo explicando o mecanismo de ação do cigarro e seus malefícios e um vídeo com o testemunho de um ex-fumante.

Submetemos os pacientes a um exercício de relaxamento recomendado pelo Ministério da Saúde para que eles possam realizar nos momentos em que sentirem vontade de fumar ou crises de abstinência.

 

No final da reunião, oferecemos um lanche saudável e abordamos cada um individualmente, aconselhando de acordo com suas particularidades.

Relaxamento para melhorar as crises de abstinência
Resultados:
Apenas 3 tabagistas compareceram á primeira reunião. Duas delas em estágio contemplativo e uma em estágio pré-contemplativo. Na vigência de nossa intervenção, todas as três marcaram data para cessar o tabagismo, ainda no mês de dezembro. Elas serão assistidas na UBS-campinas e encaminhadas para alguma unidade que seja cadastrada para receber os medicamentos nicotínicos ou não-nicotínicos (todas as três têm indicação de terapia medicamentosa).


Conclusão e propostas futuras:
O tabagismo é uma demanda muitas vezes não assistida adequadamente por algumas unidades básicas de saúde, ás vezes por falta de capacitação da equipe, ás vezes por falta de medicamentos. Conseguimos iniciar uma intervenção eficaz, mesmo que com pouca adesão da população. Nossas perspectivas futuras são que este projeto tenha continuidade com as reuniões quinzenais. Sugerimos também que seja realizada uma capacitação da equipe e o cadastramento da UBS-Campinas para recebimento dos medicamentos para cessar tabagismo.