“Celebrando o Laço de Amor Materno-Infantil”: Orientações e Dinâmicas com gestantes e seus acompanhantes em UBS de Macaíba – RN.

16 votos

Idealizadores e Colaboradores:
Doutorandos Diego Maia de Abrantes e Wallestein Ramos Banza de Arruda Júnior, inseridos no Estágio de Saúde Coletiva, do curso de Medicina da UFRN, sob Coordenação da Professora Ana Tania Lopes Sampaio na Unidade Básica de Saúde  do Alto do Ferreiro Torto em Macaíba-RN,  sob tutoria do Dr. Cipriano Maia e preceptoria da Enfermeira Ivana Vilar e Dra. Diana Suassuna.

 

Introdução:
A atenção à saúde da mulher é um dos pilares do Pacto pela Vida, uma das dimensões do Pacto pela Saúde. Dentre suas diretrizes, incluem-se o acompanhamento pré-natal de todas as gestantes, um parto humanizado e seguro, e as consultas da mulher e seu bebê na gestação, parto e puerpério. Isso tudo vem sendo executado e condiz com um dos Objetivos do Milênio estipulados pela Organização das Nações Unidas no ano 2000 e concordado com o Brasil que é reduzir em três quartos a mortalidade materna até 2015.
A mortalidade materna em 1990 era de 140 óbitos por 100mil nascidos vivos, caindo para 75 mortes por 100mil nascidos vivos em 2007, ainda longe da quinta meta do Objetivo do Milênio que é de 35 mortes por 100mil nascidos vivos até o ano de 2015. As causas de mortalidade direta diminuíram 56% no período 1990-2007, em contrapartida, as indiretas aumentaram 33% na década de noventa, seguindo com índices estáveis até 2007. Na mortalidade materna, entre 1990 e 2007, houve índices entre 13% a 16%  de jovens entre 10 e 19 anos grávidas que foram a óbito, reforçando a necessidade de atenção especial a esse grupo. Têm-se, então, ainda, uma alta mortalidade materna, com índices preocupantes entre as jovens.
Em virtude disso, nós, doutorandos Diego Maia de Abrantes e Wallestein Ramos Banza de Arruda Júnior, inseridos no Estágio de Saúde Coletiva, do curso de Medicina da UFRN, Sob Coordenação da Professora Ana Tania Lopes Sampaio  na Unidade Básica de Saúde  do Alto do Ferreiro Torto em Macaíba-RN,  sob tutoria do Dr. Cipriano Maia e preceptoria da Enfermeira Ivana Vilar e Dra. Diana Suassuna, achamos interessante abordar o laço mãe-filho em conjunto com os usuários da unidade.
Faz-se necessário um olhar diferenciado ao período gravídico e puerperal, pois, apesar da redução dos óbitos neonatais no Brasil nos últimos 20 anos, a velocidade de queda dos índices é menor do que se deseja. Muitas das mortes ocorrem por causas evitáveis, tornando a situação ainda mais dramática.
O acompanhamento da gestante durante todo o percurso da gravidez é o pré-natal, importante instrumento de assistência e atenção à gestante e ao feto, permitindo a detecção precoce de disfunções que possam ocorrer durante a gestação e também é um momento oportuno para troca de informações e no qual se pode orientar a mulher a respeito da importância de práticas recomendadas no puerpério, como a pega correta para a amamentação e o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês após o parto. 
A Estratégia Saúde da Família de Alto do Ferreiro Torto, implantada em área de transição rural/urbana do município de Macaiba, desenvolve muitas atividades com a comunidade, inclusive o Pré-natal, Preventivo, acompanhamento do puerperio e Crescimento e Desenvolvimento da Criança. Existem agora 26 gestantes em acompanhamento pré-natal. Cerca de 7 tem idade menor que 20 anos, o que implica um elevado índice de gravidez precoce, o que pode traduzir a falta de planejamento familiar e mesmo falta de informação de muitos adolescentes sobre a prática de sexo seguro.
Outro problema observado na comunidade bem como em todo o municipio de Macaiba é a falta de referência para o parto para as gestantes com Baixo e Médio risco. As gestantes que porventura tiverem alguma intercorrência ou comorbidade grave são imediatamente referenciadas para o Hospital Escola Januario Cicco no Municipio de Natal. No entanto, o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, que era o único local no municipio de Macaíba para o parto de baixo e médio risco, se encontra interditado desde agosto de 2011, ficando a maioria das grávidas sem saber onde irão ter que recorrer para ter seus filhos, muitas vezes tendo de esperar em Hospitais como o Hosp. José Pedro Bezerra ou a Maternidade Januário Cicco, que estão enfrentando grandes dificuldades e superlotação. Já faz um ano e meio que ninguém nasce em Macaiba, período da interdição do Hospital por decreto do Conselho regional de Medicina do Estado por denúncias de insalubridade, falta de recursos humanos e infra-estrutura adequada. Com tudo isso surge o problema da peregrinação na gravidez, a procura de um serviço obstetrico, o que acarreta estresse e angústia para a futura mãe e aumento da morbi-mortalidade  materna.
A nossa Intervenção “Celebrando o laço de amor materno-infantil busca orientar a maioria das gestantes da área quanto a importância do pré-natal, falando também sobre algumas das principais queixas que muitas mulheres enfrentam durante essa fase especial de seu ciclo de vida, além de investigar a situação da oferta de serviço de obstetrícia no municipio.
Durante roda de conversa prévia com gestantes foram relatadas as angústias quanto a peregrinação durante o trabalho de parto. Muitas delas relataram insegurança quanto ao desconhecimento do local de nascimento do bebê.
Outra situação do grupo de gestantes da comunidade é o elevado índice de gravidez na adolescência, o que nos inspira quanto à conscientização sobre o planejamento e orientação familiar e uso de métodos de controle de natalidade.
Faz também necessário uma orientação das mulheres quanto à importância do pré-natal e puerpério, as principais orientações para as mulheres puderem aproveitar esse momento especial em suas vidas, com ênfase em hábitos de vida saudáveis.

 

Público Alvo:
Mulheres e seus acompanhantes durante dia da semana destinada ao atendimento Pré-Natal. Serão orientados todos aqueles que se interessarem e aproveitando o momento de espera da consulta.

 

Objetivos:
Este projeto buscou o desenvolvimento de atividades educativas e de orientação com as gestantes, possibilitando um encontro e debate com os usuários sobre as transformações, barreiras, problemas e conquistas do laço materno-infantil.
Procuramos Enfatizar e conscientizar as gestantes sobre a importância do acompanhamento Pré-Natal, além de dar uma chance de esclarecimento de dúvidas, quanto as principais intercorrências, as mudanças anatomo-fisiológicas e psicossociais durante a gravidez, além de práticas de vida saudáveis. Abrir um espaço para a discussão de tópicos sobre Planejamento Familiar e práticas de sexo seguro também foram abordados.
Outros objetivos foram o de conversar com os presentes a respeito da angústia da peregrinação do parto, investigar a problemática do serviço de obstetrícia da região e manter as gestantes informadas sobre o serviço de assistência ao parto e tentar tranquiliza-las.

 

Metodologia:
O encontro foi realizada dia 04/12/2012 a partir das 8:30 na sala de espera da UBS de Alto do Ferreiro Torto. Utilizamos o espaço da UBS, cadeiras, folhas de papel, lápis, caneta para confecção de cartazes e folders, além de panfletos de métodos anticoncepcionais da Benfam e produzimos um impresso para registro do histórico de gestações prévias.Para realizar a intervenção montamos convites e fizemos convites oralmente durante todos os dias da semana anterior à intervenção.

No dia 04 realizamos diálogo informal, com temas e conteúdo abordando o desenvolvimento da gestação; hábitos de vida saudáveis; nutrição da gestante; principais intercorrências da gravidez; sintomas do parto; planejamento familiar e métodos de controle de natalidade; usamos cartazes com colagens para ilustrar a temática; distribuímos de folders produzidos por nós.

.

Deixamos ainda um impresso na UBS para registro de histórico de gravidez prévia, permitindo maior facilidade no acesso de dados para acompanhamento de gestações futuras ou até mesmo no que permitirá levantamento de informações para pesquisas cientificas e salas de situação.


Além disso,realizamos de Dinâmicas de grupo com gestantes a fim de promover uma melhor integração, estabelecendo um ambiente acolhedor para escuta das vivências, permitindo a troca de experiências entre as participantes.

Dinâmicas :

1) Dinamica da apresentação
a. Em roda, pedir para que o participante diga o nome de quem já se apresentou e acrescente seu nome, estimulando o vínculo entre os presentes.

2) Dinamica do chapéu

a. Expressar que as gestantes irão ver no chapéu alguém muito importante e pedir que falem sobre essa pessoa. Passar em seguida um chapéu com espelho no fundo,  estimulando uma boa auto-estima.

 

3) Dinamica das boas expectativas para o parto
a. Folhas a4 e lápis de cor
b. Solicitou-se que as participantes representem com desenhos as boas expectativas que tem para o parto. Depois reuniu-se os papeis para compartilhar.

4) Reconhecendo as fases do parto

a. Com figuras da descida fetal, aplicamos um jogo para que identifiquem momentos de descida do feto, objetivando que conheçam como se dá as transformações durante o trabalho de parto.

5) Linha do nascimento
a. O grupo deve colocar em papel, através de desenhos, aspectos relacionados a criação de um filho, aplicadas em sua vida.
i. Concepção: fui desejada? Como estavam meus pais? Minha famiia?
ii. Gestação: foi tranquila? Algum problema ocorreu? Meu pai estava junto?
iii. Parto: foi fácil? Minha mãe encarou tranquilamente a dor do parto? Onde foi?
iv. Pós-parto/; minha mãe me amamentou logo após o parto? Ela gostou de amamentar?  Por quanto tempo amamentou?

 

Resultados e Conclusão:

Ao final da intervenção, tivemos a sensação da realização do objetivo de compartilhar momentos de auxílio e troca de saberes. Isto foi evidenciado através dos bilhetes deixados pelas participantes e pelo interesse dos presentes em relação ao cartazes que expunham nossos instrumentos de intervenção.
Além disso, esperamos ter deixado à Unidade um instrumento para facilitar o acompanhamento longitudinal das gestantes no pré-natal e que futuramente auxiliem projetos de pesquisas voltados ao período gravídico e seus condicionantes e determinantes.

Quanto a situação do serviço de obstetrícia no município de Macaíba, estivemos em visita com a diretora no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, que era antes o local de referência para as mulheres terem seus bebês e que segue ainda interditado em sua ala Obstetrica. O Hopsital encontra-se em termino da sua reforma e tem previsão de abertura de sua ala obstétrica para o final de janeiro desse próximo ano de 2013.