ACOLHIDA AOS PREFEITOS ELEITOS PARA O QUADRIÊNIO 2013 A 2016

10 votos

O Governo do Estado de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou no dia 13 de dezembro de 2012, a “Acolhida aos Prefeitos Eleitos para o Quadriênio 2013 a 2016”.  O evento teve o objetivo de construir relações de confiança, compromisso e vinculo entre gestores sanitários, com a finalidade de fortalecer a gestão interfederativa e intersetorial do SUS.

Na ocasião esteve presente o  Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Hélvecio Magalhães, o Diretor do Departamento de Articulação Interfederativa André Luis Bonifácio de Carvallho,  o Governador José de Anchieta , Secretário de Estado da Saúde, Antonio Leocádio Vasconcelos Filho , secretários adjuntos, prefeitos eleitos e reeleitos do último pleito, assessores,  representantes do CONASS, CONASEMS, COSEMS, CES e CMS, coordenadores e técnicos da SESAU.

O encontro contribui para a divulgação da nova dinâmica de organização do Sistema Único de Saúde e do modelo de atenção a luz do Decreto n. 7.508/11 e Lei Complementar n. 141/12, bem como enfatizou as responsabilidades especificas de cada ente federado e as implicações legais estabelecidas nas normativas.

Para Leocádio Vasconcelos, Secretário de Saúde do Estado, o encontro foi estratégico para que o planejamento em saúde seja ascendente e integrado. “Esperamos que possa ajudar a montar um plano de ação claro, visando respostas concretas das necessidades das pessoas, que são a alma do SUS”, avaliou.

O secretário alertou aos prefeitos que todas as melhorias que estão sendo feitas e pensadas, não adiantará se a Atenção Básica não for assumida com responsabilidade. “O comando direto é dos gestores municipais para a dedicação da Saúde da Família, da Atenção Primária, sejam levadas com o respeito merecido. Dessa forma, todos terão o devido apoio, seja no âmbito federal ou estadual”, mencionou Magalhaes.