Vivência dos Quatro Banhos: cuidando dos cuidadores e da Mãe Terra

11 votos

Estamos chegando ao final de 2012, ano de muitas lutas e conquistas. Neste ano nós que caminhamos nas trilhas da educação popular e das praticas populares de cuidado temos muito a refletir e celebrar.
Celebrar o fortalecimento das ações do Ekobé – ANEPS e sua ampliação por outros estados do Brasil, a aprovação da política, a retomada de atores/atrizes que estavam distanciados e a inclusão de novos atores/atrizes.
Nesse ano fortalecemo-nos com a formação e o cuidado uns com os outros e, nesse sentido, queremos fazer juntos esse ritual de passagem.

Assim convidamos todos e todas que em algum momento estiveram  conosco para nos cuidarmos mutuamente, cuidarmos do planeta e nos prepararmos  energeticamente. Estaremos aguardando na barraca do Rusti – Museu do Mangue na praia de Sabiaguaba, pertinho da barraca do Mamão a partir das 7.30 da manhã e permaneceremos em vivência até as 11.30.

A vivência dos quatro banhos organizada por nosso querido cirandeiro Edvan Flor, traz a possibilidade de nos harmonizarmos com os elementos da natureza: AR, TERRA, FOGO E ÁGUA.
Ao elemento ar, vivenciado com os ritos tibetanos, acrescenta-se a ritualidade das músicas e orações indígenas e o cuidado com o corpo nos revitalizando e harmonizando a nossa respiração.

O elemento terra, se incorpora com cuidados coletivos com argila que, por suas propriedades, contribui com a desintoxicação do organismo, alívio das tensões, além do cuidado com a pele, as articulações. A ela agregamos a potência terapêutica das plantas medicinais aromáticas e a atitude cuidadora com o outro.

Ao elemento fogo representado pelo avô Sol, como nos ensinam os povos originários, acrescentamos a caminhada enquanto ativação da flexibilidade e energização do corpo físico, ao mesmo tempo que cuidamos do ecossistema do mangue, liberando-o do lixo produzido por nós seres humanos, nem sempre comprometidos com a preservação da nossa mãe Terra.
O elemento água nos traz a criança interior, o ser brincante que existe em nós e que restaura a alegria, a flexibilidade e fluidez necessárias ao enfrentamento dos desafios cotidianos além de atuar na limpeza das energias estagnadas.

Concluindo nosso ritual enviaremos energia reiki para o planeta, para os nossos amigos, familiares, e para quem mais desejarmos. Por fim celebraremos esse renascimento com um grande banquete de frutas que cada um de nós se responsabilizará por uma pequena porção.
Cantaremos, dançaremos, cuidaremos uns dos outros porque como disse-nos o poeta Ray Lima cuidar do outro é cuidar de mim e cuidar de mim é cuidar do mundo
Vera Dantas