Ambiência em saúde é tema de formação gratuita para arquitetos e engenheiros. Inscreva-se!

15 votos

A Política Nacional de Humanização lançou edital para seleção de 60 profissionais de engenharia e arquitetura de todo o Brasil para a Formação – Intervenção em Ambiência na Saúde.

Os profissionais serão formados para a discussão da ambiência, e poderão analisar e elaborar projetos arquitetônicos, bem como orientar as intervenções nos espaços físicos do SUS a partir do referencial da Ambiência. A expectativa é que qualifiquem seu trabalho  na análise e elaboração de projetos arquitetônicos na saúde e atuem como apoiadores de Ambiência no SUS.

A iniciativa é inédita no país e contribuirá para se melhorar o acesso da população ao SUS de qualidade.

Acesse aqui o edital completo (também transcrito abaixo). As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro.

Divulgue em suas redes e participe!

 

Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco – AC, com espaço externo para dar conforto à gestante e seus familiares.Ambiente reorganizado de acordo com a ambiência em saúde, com apoio da PNH

 

EDITAL DE SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO-INTERVENÇÃO DE APOIADORES TEMÁTICOS EM AMBIÊNCIA NA SAÚDE

1. OBJETIVO DO CURSO
Formar arquitetos e engenheiros para a discussão da ambiência, instrumentalizando-os para a análise e elaboração de projetos arquitetônicos e para a orientação das intervenções nos espaços físicos do SUS a partir do referencial da Ambiência, de modo que possam qualificar suas práticas na análise e elaboração de projetos arquitetônicos na saúde e atuar como apoiadores de Ambiência no SUS.

2. DA SELEÇÃO E PÚBLICO ALVO
Seleção de 60 (sessenta) profissionais formados em Arquitetura ou Engenharia (para formação-intervenção como apoiadores temáticos em ambiência na saúde. A formação requer tempo com disponibilidade para estudo em módulos presenciais, atividades de Educação a Distância e orientação para intervenções nos espaços físicos do SUS, a partir do referencial da Ambiência, conforme diretriz da Política Nacional de Humanização.

2.1 Requisitos técnicos e operacionais

2.2.1. Requisitos para a inscrição
• Graduação em Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia
• Atuação profissional atual, comprovada, em atividades relacionadas à intervenção em espaços físicos do SUS;
• Disponibilidade de, em média, 13 horas semanais para atividades do curso, incluindo disponibilidade de deslocamento para atividades presenciais em Brasília e em sua região geográfica   conforme anexo I.
• Em caso de inserção em instituição pública, documento assinado pelo gestor comprovando liberação para atividades do curso e para encontros presenciais, com datas previamente definidas.

2.2.2. Critérios de seleção
• As vagas serão distribuídas do seguinte modo:
1) Entre profissionais com atuação vinculada a subprojetos do QualiSUS-Rede;
2) Caso o número de candidatos aprovados com atuação vinculada a subprojetos do QualiSUS-Rede não preencha as vagas disponíveis para a região, serão chamados os candidatos ainda com preferência regional com atuação vinculada às Redes Temáticas Prioritárias do MS em seus territórios.
3) E, se ainda houver vagas remanescentes, serão distribuídas entre os demais candidatos da região que atendam aos requisitos de inscrição.

4) Se, ainda assim, houver vagas remanescentes em uma região as mesmas poderão ser realocadas para outra região onde houver candidatos aptos.

2.2.3. Instrumentos da seleção dos Apoiadores
• Currículo documentado contendo: Formação, experiência de trabalho no SUS, experiência pedagógica ou em coordenação de grupos e/ou oficinas.

• Memorial descritivo contendo: Inserção profissional no SUS, situação atual de trabalho, justificativa de seu interesse em participar do curso (máximo 3000 caracteres contando espaços).

• Em caso de inserção em instituição pública documento de liberação, assinado pelo gestor, comprovando a disponibilidade do candidato para participar do curso.

3. RESPONSÁVEIS PELA SELEÇÃO

Serão responsáveis pela seleção dos participantes do colegiado gestor do Curso formado por áreas do MS e ANVISA.

4. PRAZO DA SELEÇÃO

As inscrições serão aceitas de 15/01/2013 a 15/02/2013 •.
Os candidatos deverão reunir a documentação descrita no item 2.2.3 deste edital e encaminhar para o endereço eletrônico humanizasus@saude.gov.br, em e-mail único, com os documentos em pdf.

Os resultados serão divulgados em 01/03/2013.

ANEXO I
Datas previstas para as atividades presenciais e de dispersão:

Período Carga horária Atividade
04/2013 – 1ª semana  32h Encontro presencial em Brasília
04/2013 – 2ª e/ou 3ª semana  16h Encontro presencial descentralizado nas regiões
05/2013- 2ª semana  32h Encontro presencial em Brasília
05/2013 – 3ª e/ou 4ª semanas 16h Encontro presencial descentralizado nas regiões
06/2013 – 3ª semana 32h Encontros presenciais em Brasília
07/2013 – 2ª semana 16h Encontro presencial descentralizado nas regiões
07/2013 – 4ª semana 16h

Encontro presencial em Brasília
Ao longo do curso 56h Atividades de dispersão via plataforma de EaD