Projeto de Capacitação em Informática Básica aos Colaboradores, Crianças da Creche e Pacientes do Hospital Auxiliar de Suzano

13 votos

Inclusão Digital – Hospital Auxiliar de Suzano – HCFMUSP

Na perspectiva de habilitação e inclusão digital, aplica-se há cerca de um ano e meio o treinamento e capacitação em Informática Básica no Hospital Auxiliar de Suzano do HCFMUSP. O Projeto é uma iniciativa do Centro de Gestão de Pessoas e da Unidade de Educação Permanente do Hospital Auxiliar de Suzano (HAS), elaborado a partir de um levantamento das necessidades de treinamento. O Projeto teve como objetivo inicial promover a integração digital de seus colaboradores, sendo posteriormente estendido aos pacientes, acompanhantes e às crianças matriculadas na Creche do Hospital.

A proposta é oferecer capacitação a quem está entrando no mundo da informática e aprimoramento àqueles já inseridos neste universo, ensinando e familiarizando o uso de ferramentas digitais indispensáveis para o melhor desenvolvimento de suas atividades de acordo com as necessidades do público atendido pelo projeto.

 

Capacitação de Informática no Hospital Auxiliar de Suzano

O projeto, desde sua implementação no Hospital Auxiliar de Suzano, em Julho de 2010, oferece treinamento e capacitação à população do HAS, e para isso disponibiliza a colaboradora Selma de Oliveira, que atua em horário integral nas capacitações de informática em uma sala de treinamento na Unidade de Educação Permanente.

                      

É importante destacar que além das capacitações em sala de treinamento, também são ministradas aulas com o notebook nos leitos do hospital ou em locais adaptados aos pacientes incapacitados de locomoção.

Inicialmente, o projeto atendia apenas um aluno por vez, de acordo com sua necessidade, mas com o tempo foi necessário adquirir um número maior de equipamentos para atender à demanda crescente de interessados pela capacitação.

Atualmente o Módulo: Microsoft Excel 2010 é um dos treinamentos mais procurados pelos colaboradores na Unidade de Educação Permanente do HAS.

O conteúdo programático ministrado atualmente atende: Sistema Operacional Windows-XP e Windows 7, Word, Excel, Power Point, Internet e Windows MovieMaker. A maioria dos pacientes procura no treinamento de informática também o acesso à internet.

Em fevereiro de 2012 as crianças da creche foram inseridas no Programa e, de acordo com seu desenvolvimento e idade, participam do processo de inclusão digital.

 

Gráfico Comparativo – Modalidades de Aulas Assistidas de Informática – 2012

Na sala de treinamento de informática, instalada na Unidade de Educação Permanente há quatro microcomputadores. O aluno recebe treinamento referente ao módulo de sua necessidade ou escolha com auxílio de apostilas oferecidas pela UEP. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no horário das 08h00 às 15h00, na sala de treinamento ou no local pré-agendado com o paciente, mediante prévia inscrição na Secretaria da Unidade de Educação Permanente (UEP/HAS) e possibilidade de vaga.

Para as crianças da Creche-HAS, as aulas são ministradas no local com micro destinado para este fim, de segunda à sexta-feira,no horário das 07h00 às 08h00 e das 15h00 às 16h00. Aplicam-se jogos educativos desenvolvidos para percepção de cores, tamanhos, formas, gêneros, coordenação viso motora, coleta seletiva de resíduos – consciência ecológica, meios de transporte, museu dos dinossauros – curiosidade do passado do nosso planeta, etc.

A Unidade de Educação Permanente do HAS tem o compromisso de atender todos os interessados e proporcionar confiança aos que procuram pelo treinamento em informática básica. Esta é mais uma oportunidade oferecida no HAS para aumentar os conhecimentos daqueles que procuram se capacitar com qualidade.

Por: Centro de Gestão de Pessoas
Equipe Unidade de Educação Permanente
Projeto Informática Básica HAS – HCFMUSP

Rede Humaniza FMUSPHC
https://www.facebook.com/RedeHumanizaFMUSPHC
https://www.hcnet.usp.br/humaniza/index.html