Política Nacional de Humanização apoia rede de saúde de Santa Maria

16 votos

A Política Nacional de Humanização tem apoiado os trabalhadores de saúde e  familiares das vítimas do incêndio em Santa Maria. Desde o último domingo, 27 de janeiro, quando o consultor da PNH Carlos Garcia chegou à cidade para auxiliar as equipes de saúde, a enxurrada de e-mails e telefonemas em busca de atitudes que favoreceriam o trabalho da rede de saúde na cidade tem sido constante. Ele foi o primeiro consultor da PNH a chegar ao local, e a partir daí outros consultores foram acionados, a medida que o  apoio à rede de saúde local se fez necessário.

Num primeiro momento, o consultor da PNH trabalhou na articulação com  os diferentes núcleos da saúde (medicina, enfermagem e psicologia) para colaborar no alinhamento e acesso para familiares e pessoas próximas ao cuidado. O ministro da saúde Alexandre Padilha  responsabilizou a  Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul pela  condução do processo, e se achegaram profissionais  com experiência para a atenção aos usuários em situações de crise. Segundo Carlos Garcia, o grupo local,  solidário e acolhedor, conta o tempo todo com voluntários." Foram muitos os planejamentos, ações e acolhimentos. Tenho certeza que a cada dia a organização da atenção a saúde no município ira conseguir oferecer acesso aqueles que buscarem ajuda, " disse.

O trabalho foi se organizando por meio de plantões e rodízio de profissionais. Outros dois consultores da PNH Liane Rigui e César Ramos, se juntaram ao local, com  Jorge Fernando Borges de Moraes, Karina Kaltenbach, Suela Maiara e Antonio Gomes, que trabalham com a saúde mental de Blumenau- SC e as apoiadoras da PNH Liamara Denise Ubssi,  Carine Bianca de Palmeira das Missões- RS, todos com apoio da PNH.

 

A editora da Rede HumanizaSUS Luciane Régio, que coordena a saúde mental na região, tem enviado informações constantes sobre o trabalho organizado por lá. Tao bem organizado que não é necessário que os voluntários se acheguem logo à cidade, mas cadastre-se no site do Conselho Regional de Psicologia. 

 

Uma rede de colaboração virtual foi formada, e por meio da Rede HumanizaSUS, diferentes  reflexões em torno do momento delicado por que passam as famílias das vitimas. A proposta de mobilização da PNH  tem um norte diferente da grande mídia, que busca culpados, mas aposta na construção de projetos terapêuticos singulares, a partir da escuta e acolhimento da rede familiar e social das vítimas do incêndio. 

Na Rede HumanizaSUS, a primeira divulgação abriu espaço para informações importantes sobre as necessidades  locais  . A plataforma virtual também se pauta pela INCLUSÃO, com diversidade de temas, que vão de orações  a informações úteis aos profissionais  ,  orientações gerais    , informações para apoio às famílias   e relatos do trabalho desenvolvido  .

 

O apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, à PNH é de fundamental importância para o desenvolvimento dessas e outras ações que devem se desenrolar ao longo dos próximos dias.

O método da PNH se baseia na inclusão. De sujeitos, coletivos e das perturbações que essa inclusão traz. Em meio à tragédia, a tarefa da PNH se mostra potente e válida. Para o coordenador nacional da PNH Gustavo Nunes de Oliveira, o momento é de dar suporte e sustentabilidade ao apoio, às famílias e aos trabalhadores da saúde envolvidos. “A PNH vai continuar contribuindo com a Força Nacional do SUS, para que a rede de saúde se fortaleça a longo prazo”, disse ele, que enviou hoje a consultora Jimeny Barbosa, para iniciar o revezamento com consultores e apoiadores que  trabalharam no local a semana toda.

Somos todos Santa Maria.