Evangelina Rosa implanta Teste do Coraçãozinho

10 votos

 

A Partir de agora  os bebês nascidos na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) serão submetidos ao Teste do Coraçãozinho após as primeiras 24 horas de vida e antes da alta hospitalar. É a primeira instituição pública do Piauí a oferecer o serviço, que tem como objetivo detectar precocemente casos de cardiopatia congênita no Recém Nascido.

 

De acordo com a coordenadora do Serviço de Neonatologia , Mariza Fortes, o exame é muito simples, indolor e rápido. Consiste na realização da oximetria de pulso, realizada na mão direita e em um dos pés (direito ou esquerdo) do bebê, após 24h de seu nascimento. O Exame aponta como está sendo a oxigenação do sangue. “O teste é de grande importância, já que os sintomas dos problemas cardíacos podem se manifestar apenas algumas semanas após o nascimento, quando o bebê já recebeu alta da maternidade”, destaca a pediatra ao esclarecer que somente bebês com idade gestacional acima de 34 semanas podem ser submetidos ao exame.

 

O Diretor Geral da MDER, Francisco Martins, destaca que a implantação do teste do coraçãozinho é um diferencial muito importante para a instituição, já que é uma medida que beneficia os pacientes por identificar as dificuldades congênitas do coração. “Sempre estamos inserindo um componente novo para melhorar a saúde e o bem-estar dos bebês e das suas mães. Temos certeza de que esse exame simples é mais um passo para continuarmos oferecendo um serviço de qualidade”, destaca o diretor.

 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa já oferece os testes do Pezinho, da Orelhinha e do Olhinho.

Além dos testes triagem, os recém-nascidos saem da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) já imunizados e com o Registro de Nascimento, uma vez que funciona um cartório dentro da maternidade para a emissão gratuita do documento.