Encontro de apoiadores de Natal: estamos atentos, estamos mais vivos!

13 votos

Queridos companheiros da RHS,  venho  registrar o nosso primeiro encontro com o novo secretário de saúde de Natal. 
O grupo articulador de humanização, composto por profissionais dos mais diversos distritos e unidades do município,  discutia sobre as possibilidades de trazer para a roda, novos e antigos parceiros; sobre  como reuni-los para pensar junto à nova gestão, a reconstrução de um Sistema de saúde  que vem sendo tão intensamente negligenciado no nosso município. Desde o primeiro momento uma pergunta nos inquietava: como (re) começar? 
Os modos de fazer importam muito. Trabalhamos nas minudências, conversando nas unidades básicas e nos distritos, telefonando e divulgando no tecendo redes e na RHS, apostando que este pode ser um momento significativo na história do SUS da nossa cidade. 
Assim, no dia 05 de fevereiro, mais de trezentos trabalhadores compareceram e permaneceram das 8:30 às 13:00 h sem intervalo. No reencontro, participamos de um envolvente debate com o novo secretário Cipriano Vasconcelos. Falou-se sobre os contratos com as cooperativas, a falta de pessoal, o déficit orçamentário, a necessidade de concurso público, reestruturação das unidades e reorganização do processo de trabalho. Compartilhamos angústias, indagações, ideias.   
A professora Georgia Sibele expressou a emoção de estar ali reencontrando tantos companheiros. Iniciou sua fala sobre a função apoio com uma provocação: o que nos faz acordar cantando?

 

 

Pensamos no próximo passo:  construir oficinas nos distritos com os apoiadores, discutir o acolhimento aos usuários. 

Saímos com outras tantas inquietações, mas com a certeza de que não estamos sozinhos; cientes de que estamos diante de um grande desafio que só poderá ser enfrentado coletivamente.
Tivemos ao nosso lado as queridas editoras/cuidadoras Rejane Guedes e Shirley Monteiro. Rejane não se desconectou do kit de “mídia tática:” um 3G e um netbook para tentar transmitir o evento pela nossa RHS! Nem sabemos ainda o que vamos conseguir aproveitar do que foi gravado, mas valeu muito a tentativa! 

"No novo tempo, apesar dos castigos, estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos…" aprendemos com os mandacarus que crescem sob o mais intenso sol, resistem verdinhos e espessam a "pele" para acumular água; na ausência de folhas, fazem brotar flores entre espinhos anunciando a chegada das chuvas.

Deixo com vocês, a abertura do nosso encontro: o  amigo/artista/dentista Justiniano Siqueira mostrando como faz na unidade de saúde “os cinco minutos” pelo SUS e uma homenagem aos meninos de Santa Maria. 

 

 

Para mais informações sobre o encontro, acesse:

https://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-11043.html