Algo que me intriga…

14 votos

Será que meu conhecimento não se aplica as demandas da atualidade?

Há dois anos me formei e o que aprendi no curso de nutrição foi a importância de uma alimentação equilibrada no sentido de ser mais saudável para o organismo. Aprendi que devemos consumir os alimentos de forma mais variada possível para assim suprir nosso organismo com diversos tipos de micronutrientes.

Aprendi que devemos sempre nos exercitar para que não fiquemos sedentários e ganhemos peso em demasia.

Aprendi que em situações “especiais” devemos suplementar alguns indivíduos pois a relação tempo x treino x alimentação pode ser incompatível.

O que não aprendi e também não pretendo aprender, foi o modo como as pessoas substituem suas refeições por alimentos prontos, liquidificados. Praticidade? Falta de tempo? Necessidade imediata de perda de peso? Insatisfação com alimentos sólidos? Inadaptação motora dos músculos da boca? Falta de opção?

Também não aprendi que devemos fazer uso de substancias que aumentem o metabolismo para que possamos digerir melhor os alimentos. Nesse caso, será que não deveríamos comer menos, ou ainda, alimentos menos densos e mais leves?

Não aprendi que devemos fazer uso de dietas prontas, sem individualidade ou ainda sem respeito com o indivíduo.

Será que para eu ser uma boa profissional tenho que receitar fitoterápicos, suplementos, alimentos funcionais encapsulados?

Só uma dúvida: quem lucra com a venda de fitoterápicos, suplementos e produtos encapsulados? Você? Eu? hummmm…

Pois é… Pelo visto eu não aprendi muita coisa, mas vejo muita gente aprendendo e me questiono: pra que serve a nutrição mesmo? Pra que serve nossas orientações simples, bem elaboradas, adequadas as necessidades individuais? Pra que serve nossa profissão em uma sociedade que visa o consumo de produtos milagrosos em detrimento de uma alimentação balanceada, adequada e nutritiva?

Pra que eu sirvo mesmo como nutricionista?

(… ) apenas para orientar melhor as pessoas e tentar desconstruir coisas que me intrigam.