Vem aí o 3º Seminário de Humanização da região sudeste

13 votos

Nos dias 04 e 05 de março,  a cidade de Vitória – ES recebe 150 representantes dos quatro estados da região sudeste do Brasil.

Gestores e trabalhadores de humanização do Sistema Único de Saúde das Secretarias Estaduais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde das capitais  de  Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo se reúnem no 3º Seminário de Humanização da Região Sudeste.

A atividade é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização e tem como objetivo o debate sobre o SUS na região, para fortalecer ações de humanização do SUS, analisar e avaliar o trabalho da PNH nos estados e  a estratégia do apoio integrado do Ministério da Saúde na região. O evento também vai abrigar a Feira de Experiências de Humanização, com troca de experiências exitosas no SUS dos quatro estados e fortalecimento dessas ações do SUS que dá certo. Estas experiências serão apresentadas em formatos variados, por meio de música, exposição de filmes, jogos, varal de poesias, mural de fotos, teatro, vivências artísticas e culturais, bem como apresentação oral e pôsteres.

Para o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira, o evento é importante, pois fortalecerá a troca de experiências entre os gestores e trabalhadores do SUS e contribui para atualizar a Política Nacional de Humanização sobre o que a região tem produzido para melhorar o acesso da população ao SUS de qualidade.O evento será transmitido online pela Sala de Eventos da Rede HumanizaSUS.

 

Sobre a Política Nacional de Humanização

A Política Nacional de Humanização completa em 2013 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribuam para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional , o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional a Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e  Regionais , além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.

 

Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde através de diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante,  projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.

Serviço:
3º Encontro de Humanização da Região Sudeste do Brasil
Data:  04 e 05 de março
Horário: 10h às 18h
Local: Hotel Sheraton Vitória
Av. Saturnino de Brito 217 Praia do Canto –Vitória – ES

Programação :
04/03/2013
MANHÃ
10:00h Mesa de Abertura
– Presenças:  coordenador da Política Nacional de Humanização  do Ministério da Saúde  Gustavo Nunes de  Oliveira
– Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo  – José Tadeu Marino
– Secretária Municipal de Saúde de Vitória – Sony Itho
– Representantes de humanização das SES e SMS dos estados do  Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

10:30h – Conferência de abertura: Os sentidos da humanização no SUS – Gustavo N. Oliveira

14:00h Painel de debates – HumanizAÇÃO: acesso, redes, democracia institucional e produção de conhecimento –  professor da Universidade Federal Fluminense  Eduardo Passos, professora da Universidade Federal de Santa Maria  Liane Righi e professora da Universidade Federal do Espírito Santo  Maria Elisabeth de Barros, consultora da PNH em MG Ana Rita Castro Trajano.

16:30h Rodas de conversa – PNH e prioridades

DIA – 05/03/2013
09:00  Feira de experiências em humanização da atenção e gestão do SUS.
11:30h  Cenário atual do MS e o Apoio Institucional: A formação de redes solidárias – coordenador da PNH Gustavo N. Oliveira e coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde  Roseni Pinheiro
14:00h Rodas de conversa.
17h Plenária final de compartilhamento das discussões nos grupos, avaliação e encerramento do Encontro.