Seminário MATRICIAMENTO: formando para um novo processo de trabalho

12 votos

Nos dias 4 e 5 de abril de 2013 realizaremos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro o seminário gratuito MATRICIAMENTO: FORMANDO PARA UM NOVO PROCESSO DE TRABALHO. O objetivo do seminário será discutir a formação, inclusive na graduação, dos profissionais de saúde para atuarem na Atenção Primária em saúde, mais especificamente, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – os NASFs.

A criação do SUS em 1990 e as mudanças nas práticas de saúde por ele engendradas vem demandando mudanças na formação dos profissionais de saúde. Para tanto, vemos cada vez mais o desenvolvimento de propostas de integração entre serviços, gestão e ensino, como o Pró-Saúde e o VerSUS.

A formação para a Atenção Primária em Saúde, e para o Saúde da Família, principal estratégia de reformulação da Atenção Primária, engendra um debate diferenciado. A Atenção Primária é o primeiro contato do usuário com o sistema de saúde e realiza a coordenação do cuidado deste usuário no sistema. Além das ações de tratamento, reabilitação e prevenção de agravos, realiza ações de promoção, proteção e manutenção da saúde, atuando em comunidades, competências estas não previstas no cuidado centrado na doença e no atendimento hospitalar.

Para aumentar a abrangência, o escopo de ações e a resolutividade do Saúde da Família, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) foram criados sendo compostos por equipes interdisciplinares que realizam, além do cuidado interdisciplinar e intersetorial junto às equipes de Saúde da Família, a educação permanente de seus profissionais em conteúdos mais específicos como saúde mental, fisioterapia, atividades físicas promotoras de saúde, fonoaudiologia, etc.

Os NASFs são uma fatia do mercado de trabalho do SUS mais desconhecida dos estudantes dos cursos de saúde, apesar do aumento constante de seu número de equipes. Atualmente há no país 1929 equipes cadastradas, mas há dificuldade de conquistar profissionais para este trabalho. Por isso a necessidade deste seminário promover o encontro entre profissionais, docentes e estudantes.

O seminário é financiado pelo Pró-saúde UERJ, realizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LIPAPS/PSIMED/HUPE/UERJ) e pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC/UERJ), com apoio da Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro e da Prefeitura do município do Rio de Janeiro.

INSCRIÇÕES GRATUITAS:
www.lipapsuerj.blogspot.com.br

Informações:
[email protected]

*mais notícias serão divulgadas nesta página*