HUMANIZAÇÃO SES/MG SENSIBILIZA NOVOS GESTORES NO 3º ENCONTRO ESTADUAL DE SAÚDE

16 votos

Nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, realizou o 3° Encontro Estadual de Saúde para novos gestores municipais, onde a Equipe de Humanização sensibilizou os participantes, divulgando as diretrizes e os dispositivos da PNH, as experiências exitosas da Humanização em MINAS e afirmando sua importância. Durante o seminário distribui-se material informativo sobre o papel do gestor na implantação e implementação da Política de Humanização, algumas ações foram destacadas,  como:

• Contratar profissionais em número suficiente para o atendimento de toda a demanda, com condições dignas de trabalho;
• Aquisição de melhores equipamentos;
• Fortalecer o trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade;
• Melhoria dos salários e incentivo a formação dos profissionais;
• Incentivar e implementar  formas de participação de trabalhadores e de usuários nas instâncias gestoras do SUS;
• Melhorar o acesso, mapear, analisar e interagir as demandas sociais, subjetivas e coletivas de saúde.

   “A humanização deve abranger o conjunto de relações nas instituições de saúde: profissional de saúde/paciente, recepção/paciente, profissional/equipe, profissional/instituição. É função do gestor público de saúde regular e estimular a melhoria desse conjunto de relações” 

   “Não há como mudar os modos de atender a população nos serviços de saúde sem que se alterem também a organização dos processos de trabalho, a dinâmica da interação da equipe, os mecanismos de planejamento, de decisão, de avaliação e participação, que são atribuições do gestor público de saúde. Ao gestor cabe criar um espaço de negociação e ajuste das prioridades, de definição dos investimentos que são necessários, de organização dos projetos e de construção da Política de Humanização no município” (MELLO, 2006).MELLO, S. B. A Humanização sob o ponto de vista do gestor de saúde. Boletim da Saúde. Porto Alegre, v.20, n.2, p.167-171, 2006.

 

Foto:Equipe de Humanização SES/MG

Por: Marcelle Paola