Prazo para submissão de artigos sobre APOIO INSTITUCIONAL se encerra em março

16 votos

 

Fique atento para as  instruções de identificação de seu artigo científico

 

O Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, convida pesquisadores, acadêmicos, gestores, trabalhadores e usuários do SUS que contribuem para as políticas públicas de saúde a participar como autores do novo Suplemento Temático da Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação.  Com foco no apoio institucional, a publicação pretende ampliar o debate sobre o tema e dar visibilidade às experiências de apoio institucional no SUS.

Para submissão, os manuscritos devem abordar o tema “Apoio Institucional como estratégia de democratização e humanização das práticas de gestão e atenção no SUS” e atender às normas de publicação da Revista Interface,descritos na Rede HumanizaSUS neste link  e também no site da Revista Interface  (www.interface.org.br) .

Para identificar o artigo submetido para o Suplemento de Apoio Institucional, os autores devem:
1. Incluir o termo  "apoio institucional" nas palavras-chave; 

2.Informar na Cover Letter (Passo 5, do processo de submissão) que se trata de submissão para o Suplemento de Apoio Institucional. 

A análise e a aprovação dos manuscritos seguem normas da revista Interface, também descritas no site da Revista (www.interface.org.br), onde se realiza a submissão. 

Esta será a primeira coletânea de artigos científicos que aborda exclusivamente o apoio institucional em saúde.

A publicação é fruto da parceria entre a Política Nacional de Humanização e a Revista Interface. Mais informações, bem como as regras de submissão estão acessíveis no site da Revista Interface (www.interface.org.br) e na Rede HumanizaSUS (redehumanizasus.net ).

Sobre o apoio institucional

O apoio institucional é um tema estratégico, e trata-se de uma nova maneira de produzir democracia nas instituições. Ele amplia a capacidade de reflexão e análise das pessoas, que podem qualificar sua própria intervenção em saúde, seu trabalho em saúde  e sua capacidade de produzir mais e melhor saúde.

O apoiador  institucional atua com o trabalho dos coletivos que se organizam para produzir saúde e essa função de apoio institucional é  chave para que  grupos e organizações mudem sua gestão  e avancem para a democracia institucional. O apoio institucional busca então, a  reformulação do modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e  avaliação em saúde, para que hajam  mudanças nas organizações.