Pesquisa vai mapear experiências de apoio institucional pelo Brasil

17 votos

Simpósio lança Convocatória e Mapeamento no final de março

 

 

Foram muitos encontros e duas grandes oficinas para construção coletiva da pesquisa intitulada “Áreas programáticas estratégicas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”. Agora, no final de março, nos dias 26 e 27, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro acontece o Simpósio Nacional para lançamento do Mapeamento e da Convocatória, os dois grandes eixos estruturantes dessa pesquisa que pretende sistematizar o Apoio Institucional e reconhecer experiências dessa prática nas regiões brasileiras.

 

De acordo com Tatiana Coelho Lopes, fisioterapeuta do Hospital Sofia Feldman, pesquisadora do Lappis e coordenadora adjunta da pesquisa, trata-se de reconhecer experiências de apoio que já existem e trazer elementos que contribuam para a construção de outras experiências em nível nacional.

 

 

No Simpósio do final deste mês, haverá debates e mesas redondas para discutir os percursos teóricos, conceituais e metodológicos na construção da pesquisa, as implicações e os efeitos  no cotidiano dos atores na luta por direitos, a formação e os “modos de fazer” Apoio Institucional. O coordenador nacional da PNH Gustavo Nunes de Oliveira vai coordenar a ágora de encerramento do evento, com o tema  "O modo de fazer Apoio Institucional: noções fundantes e perspectivas transdisciplinares.

 

 

Lançamento da Convocatória e Mapeamento

Durante o Simpósio, a manhã da quarta-feira, dia 27, será reservada para o lançamento oficial do Mapeamento (questionário/cadastro) e da Convocatória da pesquisa, ferramentas online que pretendem, respectivamente, conhecer quem são esses atores e socializar essas experiências de apoio em instituições de saúde através de suas narrativas.

 

De acordo com o texto da Convocatória, o objetivo primeiro desse instrumento será o de auxiliar o Departamento de Ações Programáticas (DAPES) em sua atribuição de articular as áreas programáticas da Política Nacional de Saúde, com a finalidade de promover a efetividade e aplicabilidade do direito social à saúde, como garantia do Estado em atenção ao direitos fundamentais nacionalmente constituídos.

 

 

A expectativa é de que 6000 formulários sejam preenchidos na Convocatória, para que 10 experiências – duas de cada região do país – sejam selecionadas e recebam a visita e o acompanhamento de pesquisadores envolvidos na pesquisa. Essa pesquisa do Lappis tem o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde.

 

Expectativas

Nestas duas últimas semanas, os envolvidos na pesquisa estiveram reunidos na UERJ, discutindo desde o texto final da Convocatória até à plataforma eletrônica que vai abrigar a pesquisa. O pesquisador Fábio Hebert informa que o grupo está na fase de consolidação do material reunido nas oficinas de construção da pesquisa. Essas oficinas contaram com a participação de apoiadores de diversas instituições de todas as regiões do país. “Agora, vamos entrar na fase de testes da plataforma que vai abrigar o Mapeamento e a Convocatória para o lançamento no final de março”, acrescenta.

 

Renata Junger, pesquisadora do Lappis e mestranda do Programa de Psicologia Institucional da UFES, que integra o grupo, ressalta a importância da construção coletiva da pesquisa. “A gente vem construindo esse processo coletivamente, em encontros e oficinas com apoiadores do Brasil inteiro”, disse. “Esse é um grande desafio, ao mesmo tempo em que é muito prazeroso, porque a gente se vê no produto final que é esse documento da Convocatória”.

 

 

Na quarta-feira, 27, em reunião com a coordenadora da pesquisa, Roseni Pinheiro, os integrantes da equipe de pesquisa discutiram questões relacionadas à metodologia empregada e seus desdobramentos. O psicólogo Tadeu de Paula Sousa participa da equipe na função de supervisão e coordenação de um eixo que vem sendo chamado de “memória e cartografia das áreas técnicas do DAPES”. Para ele, esta pesquisa tem um caráter muito inovador e ousado pelo fato de poder tornar público o processo de constituição das políticas públicas do Ministério da Saúde.

 

“Muitas vezes, o que vem a público são as portarias, as normas técnicas, as diretrizes, o conjunto de orientações da política na sua forma finalizada”, disse. “Mas eu acho que nesse movimento que vem sendo desenvolvido aqui vão aparecer também quais são as tensões e os desafios do processo de construção de uma política no âmbito do Ministério da Saúde”.  Para ele, esse é o grande mérito da pesquisa. “Poder tornar isso público, poder apresentar o próprio movimento de construção política, apontando quais são as agendas prioritárias e relevantes para o SUS”, conclui.

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Simpósio Nacional sobre Áreas Programáticas Estratégicas e Direito à Saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional

Data: 26 e 27/03/2013
Local: Auditórios 11 e 13, Pavilhão João Lira Filho
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Organização: LAPPIS/IMS e DAPES/MS

Dia 26/03/2013

9h-9h30 – Abertura
9h30 -10h30
Mesa-redonda 1: Construção da pesquisa: percursos teóricos, conceituais e metodológicos de uma rede de pesquisa multicêntrica
Coordenação: Dario Pasche – DAPES/MS
Expositores: Roseni Pinheiro – LAPPIS/IMS/UERJ
Fabio Hebert da Silva – LAPPIS/PSI/UFF-Campos-RJ
Francini Lube Guizardi – LAPPIS/EPSJV-Fiocruz

10h30 -12h
Mesa-redonda 2: As áreas programáticas estratégicas e gestão de redes integradas: implicações e efeitos no cotidiano dos atores na luta por direitos
Coordenação: Roseni Pinheiro – LAPPIS/IMS/UERJ
Expositores: Maria Esther Albuquerque – Coordenadora da Área técnica de Saúde da Mulher (DAPES/SAS/MS)
Marden Marques Soares Filho – Coordenador da Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário (DAPES/SAS/MS)
Gustavo Nunes de Oliveira – Coordenador da Política Nacional de Humanização (SAS/MS)
Vera Mendes – Coordenadora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência (DAPES/SAS/MS)
Paulo Vicente Bonilha – Coordenador da Área da Saúde da Criança e Aleitamento Materno (DAPES/SAS/MS)
Teresa de Lamare – Coordenadorada Área Técnica de Saúde de Adolescente e do Jovem (DAPES/SAS/MS)

12h -14h – Almoço

14h-17h
Mesa-redonda 3: Formação e os apoiadores: construindo relações entre universidade e serviços para formação para o SUS
Coordenacão: Fábio Hebert da Silva – LAPPIS/PSI/UFF-Campos-RJ
Expositores: Maria Elizabete Barros e Barros – PSI/UFES
Liane Beatriz Righi – CESNORS Palmeira das Missões/UFSM
Geórgia Sibele Nogueira da Silva – NESC/UFRN
Simone Mainieri Paulon – PSI/UFRGS

Dia 27/03/2013

9h-12h – Lançamento da Convocatória e do Mapeamento da Pesquisa

Coordenação : Roseni PinheiroLAPPIS/IMS/UERJ
Tatiana Coelho Lopes – LAPPIS/Sofia Feldman
Jaqueline Robaina – LAPPIS/IMS/UERJ
Fábio Hebert da Silva – LAPPIS/PSI/UFF-Campos-RJ

12h30-14h – Almoço

14h-17h
Ágora: O “modo de fazer” Apoio Institucional: noções fundantes e perspectivas transdisciplinares
Coordenação: Gustavo Oliveira Nunes – PNH/SAS/MS

 

Com informações do site www.lappis.org.br