Movimentos de Humanização em Nova Ramada/RS

11 votos

Neste dia 07 de maio de 2009, quinta-feira a tarde, aconteceu o I Seminário: A Humanização e a Política do Idoso em Nova Ramada/RS. Este encontro foi promovido e articulado pela equipe da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Ramada, com o apoio da Política Nacional de Humanização/MS, Escola de Saúde Pública/SES/RS, curso de especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS/UP Missioneira,17ª CRS e Grupo de Idosos Unidos Venceremos de Nova Ramada.

O seminário teve como painelistas, a Drª Carolina Gatelli Noronha, médica da ESF de Nova Ramada, Dr. Aníbal Nogueira, médico geriatra e coordenador do Pronto Socorro do HCI, Dr. Marcos Boff, médico cardiologista, coordenador da Política do Idoso da 17ª CRS e Enfª Lúcia Ottonelli Crescente, tutora do Curso de especialização e integrante da equipe da 17ª CRS.

O objetivo do evento foi discutir sobre a Política Nacional de Humanização e a Política Nacional do Idoso, de forma a envolver os idosos e familiares em ações que possibilitem a autonomia, a integração e a participação dos idosos na sociedade, possibilitando uma maior capacidade funcional do individuo que envelhece, promovendo o envelhecimento saudável e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.

Participaram deste encontro cerca de 250 pessoas, o que representa 10% da população do município, o que indica a importância e a grande possibilidade de articulação e de protagonismo entre os diferentes sujeitos, de forma a buscar novas formas de ampliar a atenção à saúde dos munícipes e viabilizar ações de promoção e proteção à saúde, em busca da qualidade de vida. Foi um potente momento de encontro, de troca de saberes, de transversalizar poderes, onde usuários, trabalhadores e gestores estiveram reunidos em busca de melhorias na atenção à saúde.

Movimentos acontecendo… em busca da humanização da atenção e da gestão do SUS, no serviço local… ampliando a clinica… construindo e fortalecendo redes internas e externas… incluindo sujeitos nos processos de mudança… contemplando os princípios do SUS e da PNH.