A Entrevista Social como prática acolhedora no Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA)

13 votos

Dentre as conquistas oriundas da Constituição Federal de 1988 veio a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), que tornou a saúde um direito de todos e dever do Estado. Discutir um atendimento de qualidade e humanizado em saúde, seguindo os princípios do SUS e da Política Nacional de Humanização – HumanizaSUS, demanda uma revisão das práticas cotidianas, com vistas a valorizar a dignidade do profissional de saúde e do usuário do sistema.

No IMREA HCFMUSP, detectou-se que o ingresso de pessoas com deficiência física incapacitante ao Programa de Reabilitação apresentou diversos entraves devido a grande procura pelo tratamento, o que gerou longa fila de espera para marcação da triagem.

Em setembro de 2009 foi, então, implantada a Entrevista Social, na Unidade Morumbi, realizada pelo assistente social, com objetivo de acolher a população que procurava os serviços de reabilitação e reduzir o índice de inelegibilidade, oferecendo atendimento resolutivo ao paciente em potencial, encaminhando-o à Unidades da Rede de Reabilitação Lucy Montoro de acordo com proximidade de moradia,  ou à comunidade aqueles que não seriam atendidos devido aos  critérios de elegibilidade. O acolhimento também passou a oferece, tanto à família como ao paciente, informações objetivas para que possam se organizar para iniciar processo de reabilitação.

No segundo semestre de 2010 foram realizados 1417 agendamentos, 84% foram elegíveis para o programa. No ano de 2011 foram agendadas 1700 entrevistas, 89% foram elegíveis para o tratamento de reabilitação, após passarem pela triagem interdisciplinar. Em 2012, foram agendados 1561 atendimentos, 84% foram elegíveis para a triagem.

A Entrevista Social significou avanço nas práticas institucionais sob a perspectiva da humanização e de gestão. E agregou qualidade ao serviço, agilizando o atendimento e o acesso à Instituição.

Responsáveis:
Serviço Social: Renata dos Santos Bellezza, Rute dos Santos e Maria da Conceição M. Siman.

Rede Humaniza FMUSP-HC
Site: https://www.hcnet.usp.br/humaniza/index.html
Facebook: https://www.facebook.com/RedeHumanizaFMUSPHC