3ª Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional da UFPel – Pelotas/RS

13 votos

Componentes das Mesas e Mini-cursos, Acadêmicos de Santa Maria, Professores e acadêmicos da UFPel e tb a COMORG da 3ª SATO UFPel.

Ocorreu, de 06 a 09 de março, a  3ª Semana Acadêmica de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas. A 3ª SATO da UFPel foi organizada e planejada inteiramente por um grupo de acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional da UFPel. O evento contou com mesas, conferências e mini-cursos de temas diversificados, buscando contemplar de uma forma geral o Tema da SATO 2013 "Os Diferentes Contextos e as Interfaces da Terapia Ocupacional". Sendo assim, contou com as mesas  "A Importância da Politização do Aluno de TO"; "Integração Sensorial/Estimulação Precoce"; "Sexualidade e Pessoa com Deficiência"; "Adolescente em Situação de Risco Social e Vulnerabilidade"; "Terapia Ocupacional e Sistema Prisional"; "O TO em Unidade de Cuidados Prolongados". Além destas mesas e conferências, o evento trouxe para os participantes duas opções de mini-curso: Sistema Prisional, ministrado por Ozíres Caroline Dias Privado e Terapia da Mão, ministrado por Ana Paim.

Por ser estudante de Terapia Ocupacional na Universidade Federal de Santa Maria, achei muito interessante a ideia de prestigiar nossos "vizinhos" e futuros colegas de profissão, prestigiando o Evento. Aliás, que evento! Incrível o quanto aprendi e expandi ideias e ideais em relação a minha formação – que a partir deste semestre entra no núcleo específico do Curso, o que particularmente deixou eu muito mais empolgado. Um grupo de estudantes de Terapia Ocupacional (cerca de 12 pessoas) de Santa Maria prestigiou o Evento realizado pelos colegas da UFPel e voltamos com uma empolgação enorme em relação às perspectivas da Profissão e dos campos de atuação do Terapeuta Ocupacional. Acho que isso mostra o quanto esses momentos de troca são importantíssimos para que tenhamos uma formação mais completa, estando assim mais preparados enquanto profissionais. Estamos inseridos em um curso de graduação que busca uma formação generalista aos seus graduandos e estes momentos reforçam ainda mais essa generalidade, expandindo o conhecimento para fora da Universidade e das salas de aula. Um grande complemento na formação dos estudantes…Eventos onde não apenas ouvimos, mas que também possamos contribuir e discutir, afinal…

"Ninguém é tão grande que não possa aprender e nem tão pequeno que não possa ensinar." Píndaro