Um outro olhar – Evgen Bavcar – um exemplo de texto cartográfico

0 votos

Olá apoiador@s!

Alguns de vocês solicitaram um texto sobre cartografia, para facilitar o entendimento do roteiro da etapa 1 do projeto. Atendendo a esses pedidos, trago aqui uma oferta inicial. Um pequeno texto de Evgen Bavcar é fotógrafo, escritor e filósofo esloveno naturalizado francês. Cego desde os 12 anos, vem desenvolvendo um trabalho sobre o estatuto da imagem na conternporaneidade.

Bom e rápido de ler, Bavcar nos leva em uma incursão ao mundo da imagem, visão e modos de ver, conceber mundos e existências. Reparem como ele escreve, como lança mão de teorias, narrativas e vai mapeando seu objeto – o estatuto da imagem. Esse é um texto-cartografia e não um texto que fala de cartografia!

Sugiro que quem fizer o exercício de leitura, comente como foi, formule algumas questões para dialogarmos e a partir dessa conversa, poderemos indicar mais outros bons textos sobre o tema.

Para entrar na conversa é só fazer o download do texto, ler e comentar este mesmo post.

Espero que gostem!

Abraços,

PS: por favor não divulguem o texto, pois trata-se de uma digitalização disponibilizada apenas nesse espaço, com objetivo de formação. A referência bibliográfica completa está ao final do texto. Livro que gosto muito.