Otimismo marca encerramento do Seminário Norte de Humanização

12 votos

Participantes do Norte voltam para seus estados otimistas e com novas ideias em relação ao atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, mesmo diante das dificuldades e estrutura mínima.

Foto: Paulo André Borges

Terminou na tarde desta quinta-feira, 21, o Seminário Norte de Humanização, realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização – PNH, em Manaus – AM. Na programação do MS, este é o terceiro encontro regional, de uma serie de cinco, que serão promovidos para comemorar os 10 anos de fundação da PNH e também ouvir as reivindicações regionais que visam promover maior avanço na prestação de serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

O Seminário aconteceu durante quarta e quinta-feira e contou com a participação de cerca de 150 pessoas, entre elas usuários do SUS, movimentos sociais, consultores da PNH e apoiadores dos sete estados da Região Norte. No decorrer do evento, observou-se uma ideia comum: o sentimento de valorização dos apoiadores, consultores e coordenadores em relação ao SUS, destacando o sistema como funcional e acessível, porém, com detalhes, formas de atendimentos e investimentos necessitando de muitos ajustes.

Quatro eixos temáticos foram estabelecidos no Seminário, possibilitando que os inscritos pudessem discorrer sobre suas queixas e também registrar ideias e experiências positivas em seus estados. No final do evento, durante a Plenária, representantes de cada eixo relataram os resultados, que serão levados ao Seminário Nacional, no segundo semestre, em Brasília.

 

Ricardo Teixeira, coordenador da Rede Humaniza SUS, elogiou o desempenho dos participantes, mas enfatizou algo que preferiu chamar de “pedra no sapato” dos seminaristas. “Como será o Day after? Isso é o que quero ver, como vamos agir nos próximos dias”, relatou, levando em conta a empolgação do público do evento.

Foto: Paulo André Borges

Em geral, os seminaristas do norte voltam para seus estados otimistas e com novas ideias em relação ao atendimento a usuários do Sistema Único de Saúde, sabedores de que é preciso avançar, mas convicto de as discussões travadas em Manaus são possíveis e todos os envolvidos, sobretudo os gestores municipais, estaduais e Federal podem fazer mais pela causa.

 

Texto originalmente publicado em: EnCena