PIRAJUBA E SACRAMENTO IMPLEMENTAM POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

13 votos

Com o apoio da referência estadual de humanização, Dehonara Silveira, funcionários de todos os setores da saúde dos municípios de Pirajuba e Sacramento, pertencentes à Macrorregião Triângulo do Sul, se organizaram em reuniões intersetoriais que aconteceram nos dias 19 e 20 de março, para discutir a implantação da Política Nacional de Humanização (PNH) nos serviços de saúde.

Em Pirajuba, a reunião contou com a participação de todos os profissionais do município. Após uma roda de apresentação, a referência estadual debateu a PNH, abrindo espaço para discussão em grupos. Neste momento, foram levantadas as principais necessidades da equipe e possíveis intervenções, através da humanização, para melhoria dos serviços.

De acordo com a coordenadora da Equipe de Saúde de Família de Pirajuba, Mariana Borges Alves, “na unidade de saúde temos uma pessoa encarregada por acolher e classificar o usuário para entrada no serviço, a quem chamamos de acolhedor. Porém acolher é uma obrigação de todos; todos nós funcionários devemos acolher”.

A gestora municipal, Daniele Ribeiro, afirma que “o fato de começarmos a ter uma visão mais capacitada sobre a humanização pode ajudar muito, para que possamos nos conhecer melhor. O que pretendemos é capacitar nossa equipe com base no que ela pode dar”. A equipe se reunirá novamente no dia 18/04, para dar continuidade às discussões, através do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Em Sacramento, participaram representantes de todos os serviços de saúde do município. Para Elisa Vieira, diretora de saúde, a expectativa com relação ao encontro era grande. “A humanização é um dos maiores desafios da saúde e nossa equipe esta determinada a enfrentá-lo, com ajuda do apoio técnico. O que aconteceu hoje é o começo de tudo e deve abrir espaço para que as pessoas falem, e busquem juntas soluções para os problemas da humanização nos serviços”.

Em Sacramento, assim como em Pirajuba, a equipe passará a se reunir mensalmente com os integrantes do GTH, definidos durante o encontro. Em ambos os municípios, ficou clara a necessidade de trabalhar a diretriz do acolhimento do usuário, assim como, através de Rodas de Conversa, das instâncias permanentes de discussão das políticas de saúde.

“Foram dois encontros importantes para a implementação da humanização nos municípios e os debates e discussões que houveram, deixaram claro o quanto os trabalhadores tem para contribuir no levantamento e resolução dos problemas de saúde nos municípios e como a articulação da palavra é importante para se fazer o SUS que dá certo”, conclui Dehonara Silveira.

 

Texto: Sara Braga 

Assessoria de Comunicação Social/Superintendência Regional de Saúde de Uberaba