Água: Transmissão de Vida

11 votos

INTRODUÇÃO

O projeto foi desenvolvido como parte integrante do Estágio em Saúde Coletiva da UFRN, desenvolvido pelo doutorandos Danilo Maia Lima, Filipe de Andrade Freire e Paulo Henrique Lima, orientado pelas preceptoras Aline Lyra e Olívia Nunes e pela tutora Ana Tânia Sampaio. O tema escolhido foi a água e doenças de transmissão hídrica e alimentar, com o título: Água: transmissão de vida.
O problema da água faz parte de um problema ainda maior: a falta de Saneamento Básico, ainda frequente em muitos países subdesenvolvidos e responsável pela transmissão de diversas doenças. Os gastos com esse problema ainda são muito escassos e é um problema que não tem muita atenção dos governantes. No Brasil, especificamente, o Saneamento é precário em muitas cidades, equiparando-se a muitos países subdesenvolvidos. No RN essa situação é ainda pior, ficando atrás de vários estados, como Sergipe, por exemplo. Na comunidade de Riacho do Sangue notamos que além do problema da falta de um sistema de esgoto e de abastecimento através da rede pública, a maior parte da população não faz nenhum tipo de tratamento na água para consumo. Isso contribui para a transmissão das conhecidas “Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar”. Diante disso, optamos por realizar um trabalho de educação da população, esclarecendo sobre o risco de transmissão de doenças e orientando o correto tratamento da água com o hipoclorito, distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde e disponível na Unidade de Riacho do Sangue.

 

METODOLOGIA

A intervenção foi desenvolvida através da educação dos usuários da UBS, no dia 19/03/2013 (terça-feira), com apresentação de diapositivos e discussão, com explanação dos seguintes tópicos:
• O que é uma Doença de Transmissão Hídrica e Alimentar (DHTA);
• Quais agentes podem causar;
• Como a água e os alimentos podem ser contaminados;
• Principais sintomas;
• Qual tratamento e;
• Como prevenir;

Por fim, foi orientado como fazer o tratamento da água: colocando 2 gotas do hipoclorito para cada litro de água e aguardando trinta minutos para o consumo. Tiramos as dúvidas da população e fizemos a entrega de panfletos educativos. Durante o período da tarde, fizemos a Intervenção com os estudantes da Escola Municipal José Mesquita. Levamos os estudantes para o Conselho Comunitário, devido à falta de espaço físico na escola para abrigar os alunos. Lá desenvolvemos o mesmo trabalho educativo realizado com os adultos na UBS, acrescentando a transmissão de um vídeo que despertasse a atenção dos alunos para o problema e uma experiência para que eles comparassem o gosto da água com cloro para água mineral.

 

RESULTADOS

Avaliamos que a intervenção teve resultados satisfatórios, pois buscamos esclarecer a população para a importância do tema e do adequado tratamento da água. Duas pessoas na UBS buscaram o hipoclorito, para iniciar o tratamento da água. Os estudantes mostraram interesse pelo assunto e foram participativos durante a discussão.
Porém, esse é um assunto que deve ser trabalhado de forma contínua, buscando conscientizar cada vez mais a população. Conversamos com o diretor da escola, também presidente do Conselho Comunitário de Riacho do Sangue, Reginaldo, que nos assegurou dar continuidade a esse trabalho com a população. Deixamos também uma banner educativo na UBS, que contribuirá para esse processo de continuidade, esclarecendo os usuários que não estavam presentes no momento de intervenção e ajudando nesse processo de educação contínua.

  

CONCLUSÃO

Acreditamos que nossa proposta foi "acolhida" pelos moradores de Riacho do Sangue. Esperamos que seja apenas um ponta pé inicial na questão do tratamento da água e que os governantes desse Distrito deem não só continuidade ao Projeto como também o melhore com a ajuda da população.