Prorrogado prazo para submissão de artigos sobre apoio institucional

13 votos

Pesquisadores, acadêmicos, gestores, trabalhadores e usuários do SUS tem até o dia 30 de abril para enviar artigos sobre Apoio Institucional  para o novo Suplemento Temático da Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação.

A publicação pretende ampliar o debate sobre o tema e dar visibilidade às experiências de apoio institucional no SUS.

Para submissão, os manuscritos devem abordar o tema “Apoio Institucional como estratégia de democratização e humanização das práticas de gestão e atenção no SUS” e atender às normas de publicação da Revista Interface, descritos na Rede HumanizaSUS neste link  e também no site da Revista Interface  (www.interface.org.br) .

Para identificar o artigo submetido para o Suplemento de Apoio Institucional, os autores devem:

1. Incluir o termo  "apoio institucional" nas palavras-chave;

2.Informar na Cover Letter (Passo 5, do processo de submissão) que se trata de submissão para o Suplemento de Apoio Institucional.

Esta será a primeira coletânea de artigos científicos que aborda exclusivamente o apoio institucional em saúde. A análise e a aprovação dos manuscritos seguem normas da revista Interface, também descritas no site da Revista (www.interface.org.br), onde se realiza a submissão.

A publicação é fruto da parceria da Revista Interface  com o Ministério da Saúde por meio da Política Nacional de Humanização (PNH). Para o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira, a iniciativa busca agrupar diferentes experiências sobre o apoio institucional, que atualmente é uma das ferramentas do Ministério da Saúde para o trabalho das Redes Temáticas.  “Há muitos relatos e experimentações de apoio institucional que precisam ser divulgados,  pois podem servir de exemplo para outros locais”, afirmou o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira.

Mais informações e as regras de submissão estão acessíveis no site da Revista Interface (www.interface.org.br) e na Rede HumanizaSUS .

Sobre o apoio institucional

O apoio institucional é um tema estratégico, e propõe  uma nova maneira de produzir democracia nas instituições. Ele amplia a capacidade de reflexão e análise das pessoas, que podem qualificar sua  intervenção em saúde, seu trabalho em saúde  e sua capacidade de produzir mais e melhor saúde.

O apoiador  institucional atua com o trabalho dos coletivos que se organizam para produzir saúde e essa função de apoio institucional é  chave para que  grupos e organizações mudem sua gestão  e avancem para a democracia institucional. O apoio institucional busca então, reformular  o modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e  avaliação em saúde, para que hajam  mudanças nas organizações.