Unidade de Saúde da família do Panatis segue ampliando a roda

12 votos

Nos corredores da Unidade, comentava-se sobre a chegada de três novos dentistas às equipes; a preocupação maior era como acolhê-los em meio a tantos afazeres. Campanha de vacinação, reuniões no distrito, relatórios mensais para finalizar, além das agendas lotadas, sinalizavam para a impossibilidade de programarmos um momento de acolhida.  
Diante das dificuldades e do cansaço das tarefas diárias, decidimos  registrar, de forma breve e em vídeo, as vozes de boas vindas nos diversos setores. Mais uma vez, esse recurso despertou um movimento entre os trabalhadores, que se envolveram com a idéia de aquecer os recém-chegados amenizando as inseguranças e receios, além de “seduzi-los” para a construção conjunta do trabalho em equipe, participação na tenda do conto e nas rodas semanais do grupo de estudos, enfim, para o compartilhamento dos processos em curso e dos que estão por vir.
Junto ao gestor da unidade, reorganizamos as agendas e decidimos parar o atendimento externo no dia da roda considerando a importância dessa participação e o interesse demonstrado por todos.
Movidos pela vontade de receber bem os recém-chegados, resolvemos “arrumar a casa” da melhor maneira possível. Pintamos a parede onde estão expostos os textos lidos na roda demonstrando o carinho especial que dedicamos ao espaço.

A sessão de vídeo foi acompanhada de muita alegria, risos, e pela emoção de quem se vê contemplado na telinha.
Os novos integrantes das equipes falaram da inesperada surpresa, de como se sentiram felizes com a receptividade e de como já estavam se sentindo incluídos. Fizemos relatos sobre a tenda do conto, sobre a PNH e a nossa participação na RHS, sobre a presença marcante de duas agentes de saúde e de uma técnica em enfermagem no seminário estadual de colegiados gestores e descrevemos todo o processo de construção do grupo de estudos da Unidade, os textos discutidos, as ações a serem implementadas e as mudanças desejadas.
As falas foram intercaladas pelas poesias de Cecília Meirelles musicadas por Luís Carlos (agente de saúde) e pela música de Siqueira (novo dentista), que revelou seu dom artístico na voz e no violão, reservando seu espaço na próxima tenda.  
Estiveram presentes também: Lair – enfermeiro de Planície das mangueiras, Jerônima e Denise- assistentes sociais do Hospital Estadual Walfredo Gurgel, Sissy e Patrícia- estudantes da UFRN e Laís-estudante do CEFET, além da coordenadora de atenção básica no Distrito Norte, Geize, que reforçou o apoio ao grupo e revelou o interesse em participar de todas as rodas trazendo consigo trabalhadores das outras Unidades.


Mais um belo momento na história desse grupo que promete seguir incluindo sujeitos, apostando nas novas relações, desfrutando do prazer de saber, pensar e fazer juntos e acreditando que “a vida ocorre no meio, sem desfrute do cotidiano não há sentido para a vida.”