Ampliação do acesso à Farmácia Popular

13 votos

Nestas últimas semanas, foi disparado nesta rede um rico debate sobre os avanços e retrocessos do SUS, em torno de questões como, o financiamento público para a melhoria dos serviços hospitalares privados, as internações compulsórias dos dependentes de crack, e mais recentemente, o fechamento do blog o Núcleo de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas: o Território SUS Campinas, dentre outras.

Hoje (06) me deparei com esta informação transmitida pelo Ministro Padilha, sobre a ampliação do acesso à Farmácia Popular, com a inclusão de medicamentos de custos onerosos que ainda não eram contemplados pelo programa, e nem são dispensados pelo Programa de Medicamento Excepcional-PME. Sem dúvida, uma medida positiva que vai ajudar muito a vida da população usuária, e que merece ser compartilhada e comemorada.

“O Ministério da Saúde tornou mais fácil e barato o acesso da população a medicamentos para tratamentos de rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma. Para retirá-los, o paciente deve apresentar CPF, documento com foto e receita médica válida em qualquer drogaria conveniada ao Aqui Tem Farmácia Popular” (Padilha)

“Os medicamentos do Programa Farmácia Popular podem chegar aos brasileiros de duas formas: pela rede própria de farmácias ou pelas drogarias e farmácias credenciadas. As credenciadas são as farmácias privadas, identificadas pelo nome “Aqui Tem Farmácia Popular”.

O programa disponibiliza gratuitamente remédios para asma, hipertensão e diabetes, além de oferecer até 90% de desconto em medicamentos pra colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia, anticoncepção e fraldas geriátricas. Para retirá-los, o paciente deve apresentar CPF, documento com foto e receita médica válida”

Saiba onde encontrar as unidades da rede própria do Farmácia Popular no seu estado:https://bit.ly/gFOwIT

Veja também os endereços das farmácias e drogarias privadas que integram o Programa:https://bit.ly/gp1GsF

Ministério da Saúde