Reunião do GIPH discute Humanização em Minas/abril 2013

11 votos

Com o objetivo de fortalecer a política Estadual de Humanização e ser um   espaço  de troca de experiências e de deliberação ,  a Secretaria de Estado de  Saúde de Minas Gerais, promoveu dia 09-04, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte,a reunião mensal do Grupo Interinstitucional da Política de Humanização (GIPH). Participaram  representantes das unidades regionais de saúde, de secretarias municipais de saúde , de Hospitais  do Estado  e  técnicos da SES-MG e da Escola Pública de Minas Gerais (ESP-MG).“O GIPH é um fórum privilegiado para discussão e deliberação sobre a Política Nacional de Humanização em Minas Gerais, socializando experiências das ações de Humanização de diversos atores envolvidos, municípios, hospitais e regionais e debatendo como disseminá-las para todo o Estado”, frisou Dehonara Silveira da equipe de Humanização da SES, que junto com Rosa Maria do Santos coordenou a reunião.

 

Durante o evento foi apresentada a experiência de implantação do Projeto "Melhoria do Acesso, Qualidade, Acolhimento e Valorização do Trabalhador na Atenção Primária e Hospitalar da Microrregião de Itajubá”, pelo referência Técnica de Humanização da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, Mauro Benedito Ferreira.

Mauro GRS/Pouso Alegre em sua apresentação, informou que na fase inicial de implantação do projeto em 2010, foi identificado  naquela região  que havia uma grande fragmentação e setorialização da rede de saúde nos processos de trabalho e por isso a ação planejada foi de sensibilização de todas as áreas envolvidas, visando   o fortalecimento dos princípios do SUS de equidade, universalidade e integralidade- e também para construir um espaço coletivo e democrático de escuta, análise , elaboração e implementação de Projetos de Humanização nas Secretarias Municipais de Saúde e Hospitais da microrregião de Itajubá.

 

Foi feita então na época uma análise dos problemas diagnosticados e dos dados e informações coletadas nos encontros com gestores, profissionais de saúde e usuários, por meio do instrumento PMAQ.

Segundo Mauro Ferreira, o balanço da intervenção do projeto apresenta resultados significativos. “Houve melhorias no acesso da qualidade da assistência à saúde dos usuários do SUS nas UBS e ESF e Hospitais da microrregião de Itajubá, da Certificação  das ESF pelo PMAQ-AB e  da avaliação  de Monitoramento das Ações municipais de Vigilância em Saúde. Queremos agora estender também o projeto para as micros de Poços de Caldas e Pouso Alegre”, informou.

 

Experiência do SUS que dá certo

Complementando o tema da primeira parte da reunião, foi apresentada em seguida a experiência exitosa do município de Piranguinho do Sul de Minas,  o tema ‘Melhoria do Acesso, Qualidade e
Acolhimento na Atenção Primária”, exposto pela secretária municipal de Saúde Silvana do Carmo B. Fernandes e pela enfermeira e referência técnica de Humanização, Mariana Rangel Gonzaga.

Naquele município com 8 mil habitantes, a Gestão de Saúde procurando   estabelecer  de forma efetiva a PNH (Política Nacional de Humanização) dentro das UBS’s e ESF’s (Estratégias de Saúde da Família) , aperfeiçoar  ações que que garantissem um melhor acesso com  qualidade e acolhimento dentro das unidades e também   a melhoria da Saúde do Trabalhador, promoveu desde o  ano passado até este ano,  quatro encontros de sensibilização com todos os profissionais  da área de saúde.

 

Nos três primeiros encontros os objetivos foram apresentar a política do PNH , identificar as relações de conflito de grupo, reflexão sobre as relações interpessoais e a valorização e motivação dos trabalhadores em seu ambiente de trabalho, culminando com o último realizado este ano que procurou estruturar as ações de humanização nos grupos de trabalho e desenvolver o protagonismo dos usuários, gestores e profissionais. “ O resultado destes encontros  foi a melhoria dos indicadores de saúde do município, melhores condições de trabalho para os servidores da saúde  e também um melhor  acolhimento dos usuários do SUS”, destacou Silvânia Fernandes.

Na parte final da reunião, os participantes foram divididos em grupos  para discussão dos seguintes questionamentos: como disparar processos de articulação nos municípios com o objetivo de construir Redes Articuladas no território e, enquanto apoiadores do PNH como poderão contribuir para construção dessas redes. Os grupos então apresentaram em plenária as suas conclusões.

A próxima reunião mensal do GIPH será realizada no dia 14 de maio, na SRS- Belo Horizonte.

Por: Frederico Dias

Foto: Sara Braga e Mauro Ferreira