A normalidade dos seres humanos.

16 votos

  Ola sou academica do cueso de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria, vou falar sobre um assunto que me interessa bastante que são as rotulações dados aos seres humanos , por seres humanos , meu post valerá como nota na disciplina Intrdução a Psicologia da Saúde que é orientada pelo  professor Douglas Casarotto.

    Durante muito tempo e ainda nos dias atuais as pessoas com problemas psiquicos , são tidas como "anormais" por não terem um bom relacionamento com a sociedade onde podem até representar medo ou rejeição por parte dos ditos "normais". Mas o que é ser normal?Ou poderria dizer estar normal?

   Tudo é uma questão de adaptação ao ambiente em que se vive e o tempo e momento que se esta passando, pode se encontrar uma pessoa que é dita "normal" e muitas vezes pode apresentar alguma patologia , mas se adapitou bem e consegue viver sem causar danos a si ou a sociedade. "comportada" , ou em um outro momento uma pessoa que não apresenta nem um distúrbio , mas diante de uma situação dfícil que venha fazer com que a mesma fique desadapitada e venha gerar problemas emitindo comportamentos não aceitos pela sociedade , que tem regras .

   Na atualidade tendo tantos acidentes naturais ou não, no corre-corre do dia- a-dia pode-se dizer que qualquer um está sujeito a sair do parâmetros impostos pela sociedade , mas nem por isso deve ser rotulado como "anormal tudo é uma questão de momento  e ambiente em que se vive.

  Como futuros profissionais da área da Psicologia devemos tomar muito cuidado com julgamentos, e ter um olhar amplo  e desprovido de preconceitos.

REFERÊNCIAS.

BERGERET J./ Noção de Normalidade.

AMARANTE P./ Saúde Mental e Atenção Psicossocial.