A porta da Esperança!

10 votos

…Minha filha…Quando adentramos aquela porta ali, descobrimos o caminho da esperança (Cuidadora familiar). Toda terça é assim na Unidade Básica de Candelária/Natal/RN. Pessoas dos quatro cantos da cidade se encontram para falar de suas dores, de saberes e de sabores…Para falar simplesmente de si! Quem chega é acolhido! É o encontro de cuidadores familiares de pessoas acometidas pela doença de Alzheimer. O grupo conhecido como "Cuidando de quem Cuida" nasceu em agosto de 2001, a partir da experiência vivenciada por mim, com a minha mãe! Resolvi dar roupagem nova ao caos instalado na minha vida! Conhecida popularmente como "mal de Alzheimer" posso dizer que esta contribuiu para que eu encontrasse uma saída, duas, três e tantas outras, que acabei escrevendo sobre isso na dissertação de Mestrado.

Não queria ficar calada… Soltei a voz após quatro dias que ela partiu! Em 17 de agosto de 2001. Embaixo das árvores da UBS, eu e mais quatro pessoas, que também tinham familiares com a doença, começamos a prosear sobre o cuidado e o autocuidado e fomos aos poucos percebendo que outras pessoas também estavam querendo fazer parte do pequeno grupo.

Hoje, este grupo continua na UBS! Um presente oferecido pelo SUS para os usuários de vários lugares da cidade do Natal e da região metropolitana. A roda de conversa, proposta metodológica do grupo é realizada por mim e pela psicóloga da UBS. A proposta de trabalho do grupo já inspirou alunos de graduação das diversas áreas da saúde para escreverem o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), dissertação de mestrado e Tese de doutorado. Foi projeto de Extensão da UFRN e hoje é de pesquisa da UNP. Já é conhecido em diversas cidades do País, através de apresentação em Congressos Científicos. Essa é um pouco da nossa história…Vamos ficando por aqui…