POLÍTICA HUMANIZA SUS SERÁ IMPLANTADA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO CEARÁ

11 votos
 
Grupo de Trabalho  - Humaniza SESA se reune em Fortaleza
 
 
 
 
A Coordenadoria de Gestão  do Trabalho e da Educação Permanente na Saúde (CGTES) da SESA /CE apresentou na manhã de quarta-feira (17) a Política Estadual de Humanização na Atenção e na Gestão de Saúde do SUS (PEH) onde serão implantados encontros coletivos e grupos de Trabalho de Humanização (GTHs) nos serviços de saúde do Ceará. Durante a  exposição, em reunião no Hotel Mareiro em Fortaleza, também foi pontuada a criação da I Oficina de Construção de Grupos de Trabalho de Humanização.
 
Entre os avanços obtidos com a portaria nº 206/ 2013 da Secretaria da Saúde que estabelece a Política Estadual de Humanização na Atenção e da Gestão em Saúde no SUS/CE, está a implementação dos princípios do SUS que destacam como diretrizes: compromisso com a clínica ampliada; fortalecimento da cogestão; promoção do acolhimento; valorização do trabalho e do trabalhador e o fortalecimento e implementação de coletivos e redes temáticas da PEH.
 
 
“É preciso refletir sobre a prática do Sistema nas Unidades e nos grandes serviços que já estão acompanhando e pautando nos espaços instituídos como as Mesas de Negociação Permanente do SUS  https://menpsusce.blogspot.com.br que se formam no processo de formação para um  olhar do mundo do trabalho e do trabalhador; esta prática nos remete para concretização do processo democrático”.  Ressaltou a Coordenadora do CGTES, Lúcia Arruda.
 
 
 
O apoiador da Política de Humanização do Ministério da Saúde, José Maria Ximenes citou em sua palestra a importância do papel do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU) https://www.cesauceara.com no objetivo de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) com mais qualidade, promovendo a democracia e qualificando os processos de atendimentos no acesso ao SUS. E lembrou ainda, “ é necessário uma postura mais frenética  dos gestores e isso necessita de práticas de cuidado entre gestores e equipe.” Destacou.
 
A  I Oficina de Construção de Grupos de Trabalho de Humanização foi marcada para o próximo dia 22 de abril, às 8h. O evento será realizado em Fortaleza no Hotel Mareiro.  Participem desta rede de Fortalecimento do SUS.