APOIO: Prorrogado prazo para inscrição de relatos de experiência

17 votos

Se você já está providenciando o seu relato de experiência de apoio para participar da pesquisa “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS”, agora tem um pouco mais de tempo. Atendendo às solicitações, o prazo para a inscrição, que se encerrava hoje, foi adiado em 30 dias. Você pode responder à Convotaória até o dia 26 de maio.

Tudo sobre o Mapeamento e a Convocatória

Coletar relatos sobre as dezenas de experiências de apoio em todas as regiões do Brasil e conhecer de forma aprofundada a atuação dos apoiadores e o trabalho desenvolvido por eles. Estes são os principais objetivos da convocatória lançada pelo Lappis, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), no final de março.

Para participar, é necessário efetuar o cadastro para responder ao questionário, clicando aqui (https://www.lappis.org.br/site/mapeamento.html). Caso você tenha conhecimento de alguma experiência de apoio voltada para melhoria dos processos de gestão, trabalho e formação, compartilhe conosco respondendo à convocatória neste link: https://www.lappis.org.br/site/pesqconvocatoria.html.

A partir desses relatos, as experiências serão compartilhadas com outros trabalhadores e instituições. Clique aqui para conhecer os critérios para inscrições. O seu relato pode conter apenas a  assinatura de autorização da chefia imediata.

Tanto o mapeamento da atuação dos apoiadores quanto a convocatória para relato de experiências integram a pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria de cooperação técnico-científica entre o Lappis e o Dapes.

O Mapeamento vem sendo feito a partir do questionário eletrônico, a ser preenchido online, individualmente, por todas as pessoas que se reconhecem no exercício da função Apoio. De acordo com Jaqueline Robaina, responsável pelo questionário, o objetivo da ferramenta é contribuir para a construção do conhecimento acerca dos itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil.

Já a Convocatória, de acordo com Tatiana Coelho Lopes, coordenadora adjunta da Pesquisa, busca, nas trajetórias e na materialidade das experiências institucionais de apoio, conhecer essas experiências, os usuários, gestores e trabalhadores e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.

Participe e divulgue!