Fórum pela Humanização do parto e nascimento

14 votos

CAMPINAS CRIA FÓRUM PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO

"Nesse mês de Abril, nasce em Campinas o Fórum pela Humanização do Parto e Nascimento, que pretende ser um espaço de articulação de entidades, movimentos ou pessoas que atuam diretamente ou apoiam a melhoria das politicas publicas na assistência ao parto e nascimento.

A criação do Fórum ocorre justamente num momento em que o cenário da assistência obstétrica tem sofrido retrocessos no município, dificuldades no acesso a serviços e assedio contra profissionais atuantes no parto humanizado. Outra fonte de indignação está na falta de transparência e morosidade por parte da gestão municipal na aplicação de recursos do Rede Cegonha. Há um ano e meio da assinatura da adesão, (que não passou pelo conselho municipal na época) , pouco há de divulgação sobre a implementação do recurso federal, que prevê criação de Centro de Parto Normal, Casa da Gestante, ampliação de leitos UTI adulto e Neonatal na cidade além da ampliação do acesso e qualificação da atenção desde o pré-natal. São mais de 10 milhões por ano para custeio anual desses equipamentos novos e já existentes nas maternidades (CAISM, PUCC e Maternidade de Campinas).

Através do mandato do vereador Pedro Tourinho, será enviado uma requerimento para Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a prestação de contas desse recurso.

Alem do acompanhamento da efetiva implementação da Rede Cegonha no município, o Fórum levantou várias bandeiras a serem alcançadas, como: a legitimação da doula como profissional de saúde, maior atuação das enfermeiras obstetrizes na atuação direta ao parto, a redução das crescentes txs de cesária, o combate a violência obstétrica, e principalmente ganhar mais parceiros pelos direitos da gestante e do recém-nascido (Conselhos, movimentos sociais, ministério, universidade, gestores e trabalhadores parceiros)

A primeira reunião do FÓRUM PELA HUMANIZAÇÃO DO PARTO E NASCIMENTO será dia 14 de maio, as 17h, na Sala EN01 no predio da Faculdade de Enfermagem-Unicamp" 

Conheça também o grupo criado no facebook com mesmo nome. É uma espaço aberto para todos interessados no tema”

(Texto de Luciana Uts, com 38 semanas de gestação do esperado João)