Tarefa do primeiro encontro de Formação

0 votos

CURSO DE FORMADORES EM PNH  – FLORIANOPOLIS
MARÇO / 2013                1ª TAREFA
Enfª MILENE APARECIDA MACHADO – HMMKB- ITAJAI

As falas tanto do Sr Carlos como da Enfª Rosani nos levam ao desenrolar do cuidado da  saúde no País e, os mesmos demonstram muito engajados e fazem com que a Política tenha Vida. A meu ver, a fala complementada pela leitura do Documento Base Para Gestores E Trabalhadores Do SUS  desvenda a evolução da Política de Saúde no Brasil, qual se mostra científica, rica e clara.
Importante foi nos transportar para evolução da política de saúde no Brasil, esclarecendo, pontuando,  maravilhando….   Interessante ter esse olhar, que as vezes, sonhamos em tê-lo, fragmentado, cada um no seu mundinho, e nesta exposição ficou  muito claro que se  é possível realizar  o sonho: de atender corretamente a todos indistintamente do processo que necessita. Pontos esclarecidos através de cientificidade; já a obscuridade, o medo, a imperfeição vem a tona e tem como ser sanada, digo, trabalhada; clareando e norteando os caminhos a seguir. Não permitindo-se engessar, favorecendo a maleabilidade segura através da riqueza de possibilidades que se desdobra na formação de redes.
Após a leitura completa, os pontos que mais me chamaram atenção, foram: a Intenção de resultados esperados com a PNH, as Estratégias gerais  e alguns parâmetros para orientar a implantação de ações/dispositivos.
Exemplifico: os Resultados esperados com PNH, descritos na cartilha: redução de filas, identificação pelo  usuário do  profissional que cuida da sua saúde e da continuidade; a ampliação de mecanismos (eixos) nas propostas de um plano terapêutico específico, o acompanhamento e cuidados em geral. Na  adequação de ambiências respeitando a territorialização, demonstradas em sala de aula através das leituras de “cases”; a gestão participativa, a formação de diferentes rodas e encontros,  trazendo valorização e cuidado a nós trabalhadores  da saúde, me incluo por  ter formação em enfermagem.
As estratégias gerais no eixo da gestão de trabalho,  quais propõem a “promoção de ações que assegurem a participação dos trabalhadores nos processos de discussão e decisão’, porque eu acredito que ninguém mais indicado que o trabalhador direto; para saber  da atual necessidade, situação, bem como forma de trabalho e sua condições. Por que se perguntado  várias opções –simples – são expostas com boa resolutividade. Não descartando as propostas dos “olhos externos” e, isto favorece a valorização de seu trabalho, desencadeia o engajamento e conseqüente o seu crescimento profissional.
Já as estratégias no eixo de atenção, política incentivadora de ações integrais com grupos multidisciplinares, inovando e usando   e conhecendo as atividades do outro profissional, evita repetição, aumenta as opções de trabalhe ocorre a valorização não só de um segmento, mas de toda equipe, como aponta a cartilha: “ aumento  da autonomia e protagonismo dos sujeitos envolvidos”. Até mesmo saber a quem se dirigir ou encaminhar quando surgir problemas que não são pertinentes a algum profissional específico fica mais fácil.
A produção de vínculos multiprofissionais não sobrecarrega o trabalhador, e sim, amplia conhecimento, na época anterior de tudo devia saber :enfermagem, fisioterapia, fono e nutrição, para o cuidado integral ,ajustando ao tipo de vida da pessoa  atendida, hoje a multidisciplinaridade traz compromisso tanto para o individual como  coletivo. Todos num pensamento único, serão beneficiados: Paciente em seu atendimento integral, o gestor vendo funcionar sua instituição e o trabalhador colhendo seus frutos (reestabelecimento do paciente,conhecimento) de forma grupal.
A formação de alguns  Parâmetros para orientar a implantação de ações dá garantia de participação de trabalhadores em atividades de educação permanente em saúde, trazendo abertura ao conhecimento, favorecendo a ampliação de diálogos ou seja, ir a fonte de geração do trabalho, para ter-se ferramentas para criar, implantar, planejar o trabalho; definindo, estimulando práticas de atenção com resolutividade, eliminando pontos desnecessários (burocráticos como exemplo) sem rejeição ou persistência da manutenção do trabalho anterior.
Aqui vê-se  a importância do Processo de Acolhimento, tão debatido atualmente, o atendimento integral engloba a pós consulta, direcionando aonde ir com exames complementares, especialistas, retorno?, interagindo com o paciente, dando continuidade ao seu tratamento, referenciando ao eixo que deve ser  inserido; trazendo satisfação e resolutividade para os três segmentos,
O movimento da PNH  vem infiltrando de forma sutil e direta com alvo e objetivos maiores até do que nosso almejar. A Política clara, reta, direcionada ao atendimento íntegro e integral está correlacionada aos atores dos segmentos, a disponibilidade dos gestores, aplicabilidade do usuário e as atividades do trabalhador.
           A abrangência da cartilha a meu ver é total não ficando algum eixo descoberto ou sem caminho a seguir, entretanto tudo isso só poderá ocorrer se houver engajamento de todos os atores e a educação for contínua e global porque, se poucos sabem, poucos orientam, poucos a aplicam, logo, poucos serão beneficiados na sua totalidade, pois
: “É na potência das relações que as ações podem ser transformadas”.