FILA DE PAPEL – UMA ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO DE FLUXOS

11 votos

APRESENTAÇÃO

          Este projeto de intervenção aborda a temática da descentralização da marcação de exames complementares e encaminhamentos para especialidades médicas no município de Macaíba, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Foi um projeto de intervenção realizado durante o Internato em Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, desenvolvido pelos doutorandos Elkanah Marinho de Araújo, Manassés Medeiros Alves de Araújo e Raquel Monteiro Morais do 9 período. Realizado tendo como base a Unidade Básica de Saúde de Vilar, em Macaíba/RN, sob tutoria da professora Vilani Medeiros de Araújo Nunes e preceptorias do médico Dr.Honório Henrique de Farias Neto e da enfermeira Isabelle Silva de Albuquerque. O Internato em Saúde Coletiva é coordenado pela professora Ana Tânia Lopes Sampaio.

 

INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA E ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO:

          A organização da Rede de Atenção à Saúde é uma realidade hipercomplexa que enfrenta caminhos desafiadores para garantir o acesso universal dos cidadãos aos serviços e ações de saúde, respeitando ainda os princípios de universalidade, equidade e integralidade.
          A maneira como se articula o fluxo dos usuários dentro das Redes de Atenção é um ponto-chave para que suas necessidades sejam adequadamente atendidas. Um diagnóstico situacional do sistema de marcação de exames complementares/consultas médicas especializadas no município de Macaíba/RN foi realizado através de rodas de conversa (método Paidéia) com usuários em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), visitas à Central de Marcação de exames complementares e consultas especializadas de Macaíba, reuniões da equipe de coordenação da Atenção Básica, depoimentos de profissionais de saúde do município. Revelou-se uma fragilidade no que se refere ao caminho percorrido pelo usuário dentro da rede, quando é necessário agendar exames complementares/consultas médicas especializadas.
          Essa fragilidade consiste na necessidade do usuário ter que buscar a Central de Marcação do município sempre que necessitar agendar algum exame complementar/atendimento médico especializado, gerando deslocamentos desnecessários, filas, longas esperas em condições inadequadas, comércio ilegal de fichas de atendimentos, dentre outros fatores que comprometem o bem estar e a satisfação do usuário.
          Mediante tais constatações, surgiu a necessidade de reorganizar o atual sistema, descentralizando os agendamentos realizados na Central de Marcação, que passarão a ser realizados nas UBS’s, visando à implementação de um nova logística baseada na facilitação do acesso, organização e otimização do fluxo de usuários, aumento da interação entre os setores da rede e fortalecimento do vínculo do usuário com a UBS.   
          Sabe-se que a implementação desse novo sistema, dadas suas dimensões e complexidades, necessita de total interação, empenho e comprometimento da equipe e usuários a fim de que o projeto apresentado seja operacionalizado e seus objetivos atingidos.

 

Roda de Conversa - Método Paidéia

Conversas com usuários

 

RECEBIMENTO DE SOLICITAÇÕES DE EXAMES COMPLEMENTARES/CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA, NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE:

          A equipe quais sejam: enfermeiro (a), técnico (a) de enfermagem, técnico (a) de saúde bucal, odontólogo (a), médico (a), agente de saúde estarão responsáveis pelo acolhimento ao usuário, que ocorrerá sob livre demanda durante o horário de funcionamento da unidade ou seguindo um calendário previamente estabelecido na unidade. O profissional deverá receber do usuário os seguintes documentos:

– Ficha de solicitação de exames;
– Cópia de identidade ou CPF;
– Cópia de comprovante de residência;
– Cópia do cartão SUS;

          De posse de tais documentos, o profissional preencherá o campo sob sua responsabilidade na GUIA DE ACOMPANHAMENTO DE EXAMES COMPLEMENTARES/ESPECIALIDADES (em Anexo):

          A GUIA DE ACOMPANHAMENTO DE EXAMES COMPLEMENTARES/ESPECIALIDADES deverá ser anexada aos demais documentos, os quais serão armazenados em local específico. O usuário deverá ser orientado quanto ao contato futuro, informando data, local e horário da realização do exame. Não havendo contato da UBS com o usuário em até 10 dias, o mesmo deverá procurar a UBS para obter informações sobre o agendamento de seus exames.

 

ENVIO DAS SOLICITAÇÕES À CENTRAL DE MARCAÇÃO:

          Semanalmente, seguindo um calendário de envio definido pela Central de Marcação, cada unidade de saúde deverá enviar as solicitações de exames coletadas até aquela data pré-determinada. Haverá um serviço de “moto-entrega” responsável pela coleta das solicitações. Em não havendo disponibilidade de tal serviço por problemas eventuais, fica sob responsabilidade da equipe o envio dos documentos.

PREENCHIMENTO DO LIVRO DE PROTOCOLOS AO ENVIAR E/OU RECEBER SOLICITAÇÕES DE EXAMES/CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA:

          Todo envio ou recebimento de solicitações de exames/especialidades deverá ser registrado (pela UBS e Central de Marcação) no livro de protocolo. Neste deverão constar informações sobre o número de solicitações enviadas/recebidas, bem como assinatura do responsável pelo transporte/envio.

RETORNO DAS SOLICITAÇÕES DE EXAMES/CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA À UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE:

          Em um prazo de até 48 horas, a Central de Marcação enviará para a UBS uma lista com o agendamento dos exames solicitados/especialidades, juntamente com as GUIAS DE ACOMPANHAMENTO DE EXAMES COMPLEMENTARES/ESPECIALIDADES, preenchidas no campo sob sua responsabilidade.
          Exames que porventura não puderam ser marcados devem retornar para a UBS, onde o usuário poderá resgatar a requisição de exames e a GUIA DE ACOMPANHAMENTO DE EXAMES COMPLEMENTARES/ESPECIALIDADES, e buscar os meios necessários para a realização dos mesmos. Como terá em sua posse a guia, saberá o motivo da não marcação dos exames complementares/especialidades, e assim, poderá tentar viabilizar junto à UBS e/ou Secretaria de Saúde Municipal os meios necessários para que o problema seja resolvido, não mais ficando à mercê do sistema de saúde local e seus gestores.

INFORMAÇÃO DO USUÁRIO SOBRE O AGENDAMENTO DE SEUS EXAMES/ CONSULTA MÉDICA ESPECIALIZADA:

          Ao receber da Central de Marcação a lista com o agendamento dos exames, a equipe da UBS deverá informar ao usuário sobre data, local e horário de realização dos exames/especialidades. Tal contato poderá ser feito por meio de telefone, visita do agente comunitário de saúde ou pessoalmente, uma vez que o usuário procure a unidade de saúde.

PREENCHIMENTO DO CAMPO DESTINADO À UNIDADE REALIZADORA DOS EXAMES OU CENTRO DE ESPECIALIDADES:

          Já com a guia em sua posse, o paciente estará ciente do local, data e horário de realização dos seus exames complementares/consulta especializada. Após realizar tal procedimento ou consulta no local próprio, esse mesmo estabelecimento fica responsável pelo preenchimento de campo específico na guia de acompanhamento. Assim, o usuário terá conhecimento, entre outras informações, da data a serem resgatados seus exames ou por qual profissional foi atendido. Com os exames em sua posse ou atendimento especializado realizado, há o retorno à UBS para nova consulta com o médico e seguimento/tratamento de sua condição de saúde. Caso novos exames sejam solicitados ou opiniões especializadas consultadas, todo o processo deverá ser reiniciado no sistema de saúde novamente, sempre salvaguardando o direito e o respeito ao usuário dos serviços de saúde.

RESULTADOS ESPERADOS COM A APLICAÇÃO DO PROJETO:

• Organização das referências para atendimento médico especializado;
• Organização do acesso ao serviço de apoio diagnóstico (exames laboratoriais e de imagem);
• Organização do fluxo do usuário na rede, em vista da não utilização do SISREG;
• Eliminação das filas para marcação de exames/consultas médicas especializadas;
• Fortalecimento da atenção básica;
• Aumento da satisfação do usuário;