CAPS ad Cia do Recomeço – Educação Permanente via RHS

10 votos

Pois é…

Dpois de quase quatro anos da publicação desse post aqui na rede humaniza: https://redehumanizasus.net/8429-caps-ad-usuario-de-crack-midia-estrategias-em-santa-maria

em 2013 conseguimos nos regulamentar no estado e recebermos os recursos de sermos um CAPS ad. Mas isso não é o mais importante. Bacana ver que algumas referencias que estavamos estudando pra criação de nossas práticas, que coloquei lá em 2009, puderam ajudar a compor com nossas experiencias e assim indicar nossas direções… 

Enfim, atualmente com uma equipe minima, mais 8 residentes e estagiários, e várias parcerias no município continuamos experimentando práticas e ligados a necessidade de renova-las, de ampliar nossa clinica, ocupar os territórios de Santa Maria…enfim. Desafios não faltam, mas muitos da equipe do CAPS ad CIa do Recomeço, ao menos os que já tem uma certa história vivenciada conosco, sabem pra onde olhar pra fazer um SUS potente.

Aí que entra a RHS em mais um experimento.

Estamos, em 2013, com mais ou menos 11 profissionais novos. Alguns são R1 outros substituiram os concursados que foram convidados a atuar no Serviço de Acolhimento das vitimas da tragédia. Nesse contexto, não temos como pensar o cuidado dos usuários sem pensar em acolher esses novos, ver suas demandas, ajudar a se inserir nos processos de trabalho, ajudar na construção de sua forma de cuidar as pessoas com problemas decorrentes do uso de alcool e outras drogas… 

Dentre as diferentes dimensões desse acolhimento dos novos, essa rede entrou na história com a disponibilidade de abrirmos uma comunidade pra mediar esse processo na Rede. Iamos fazer por Facebook mas pensei que essa rede tem tudo a ver por si só com a educação permanente. 

Assim, esse é o primeiro post da comunidade Educação Permanente CAPS ad CIa do Recomeço. 

A idéia que discuti em equipe é a de postar materiais que fomos estudando desde o inicio do CAPS que ajudou a construir nossa forma de trabalhar. Além disso ir conversando, falando de outras coisas, interagindo e aprendendo. 

Em momentos especificos, temos a intenção de postar pra rede todas sobre nossos dispositivos, nossas práticas… to puxando o Residentes pra iniciar essa frente…

Em resumo, minhas expectativas são mtas. Aposto na potencia desse espaço pra formação de profissionais comprometidos e qualificados pro trabalho no SUS, no CAPS. Claro que só ele não se sustenta, mas com os arranjos q. já temos em equipe acho que as condições pra funcionar estão aí. 

Veremos. 

Abraços