CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR

14 votos

A Estratégia Cirandas da Vida, vinculada à Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da Secretaria de Saúde de Fortaleza, em conjunto com diversos parceiros lançam nesta Quinta Feira (06), às 17 horas, na Escola de Saúde Pública do Ceará, o Projeto Caravana de Mobilização Popular para a Implementação das Políticas de Promoção da Equidade e de Educação Popular em Saúde, no Estado do Ceara. A Caravana vai percorrer 20 Municípios das Macro Regiões de Saúde do Ceará, como estratégia  de divulgação, mobilização e sensibilização no estado do Ceará das políticas nacionais de Educação Popular em Saúde e de Promoção da Equidade. A Política Nacional de Educação Popular em Saúde foi recentemente aprovada no Conselho Nacional de Saúde e pactuada na Comissão Intergestores Tripartite.
A Caravana objetiva contribuir com a implantação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, no sentido de articular o conjunto dos atores sociais, institucionais e comunitários, no que diz respeito à discussão acerca da implementação desta política no âmbito dos municípios envolvidos, com base nas situações-limites e potencialidades locais. Dessa forma espera contribuir com a reafirmação dos princípios do SUS e o compromisso com a garantia do direito à saúde, à  melhoria da qualidade de vida e à diminuição das desigualdades sociais, alicerçadas na ampliação da democracia participativa no setor saúde e, promover o fortalecimento do protagonismo popular na defesa dos direitos e garantias sociais.
A Caravana propõe-se ainda a mapear e articular experiências de educação popular em saúde no Estado do Ceará e fortalecer as políticas de equidade a partir da realização de encontros de reconstituição da história de luta e resistência de movimentos e práticas populares de saúde nos municípios, promover o diálogo entre essas experiências e os serviços de saúde e sua inclusão como práticas de promoção e cuidado em saúde no âmbito do SUS.
Para isso, conta com a experiência das Cirandas da Vida e de vários movimentos e grupos culturais que fazem a Articulação Nacional de Práticas Educativas na Saúde (ANEPS) no Ceará, para realizar cortejos, tendas de cuidado e encontros de sistematização como devolutiva das discussões realizadas localmente, na perspectiva de fortalecer a articulação das experiências de educação popular em saúde no estado e implementar a política com ampla participação. Neste contexto, entendendo a importância do Estado do Ceará no cenário da saúde pública no país, elege-se 20 municípios para compor o percurso da caravana, considerando suas potencialidades, ou seja, existência de turmas da Residência Integrada em Saúde da ESP- CE, articulação prévia da ANEPS com movimentos e práticas do município e articulação com gestores desejosos de implementar a política.
A Caravana considera a importância dos conselheiros estaduais e municipais como atores fundamentais da construção dessas políticas, e considerando que esse processo pode contribuir para a revitalização e fortalecimento dos mesmos, trazendo novos atores sociais para o envolvimento nos espaços de controle social. As caravanas são desdobramentos de muitas atividades realizadas ao longo dos últimos anos, em Fortaleza e no Estado do Ceará.
Parceiros que compõem o Projeto: Ministério da Saúde, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS), Escola de Saúde Pública, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Conselhos Estadual e Municipais de Saúde e Associação dos Jovens de Irajá (AJIR).