Integração e participação num SUS que dá certo em Itambacuri – MG!!!

12 votos

Semana passada estava no interior de minas, numa cidadezinha de 22 mil habitantes (Itambacuri – MG). 

 

Segue um depoimento do que vivenciei lá:

Ontem (quarta – 05/06/2013 ) teve aulas de alongamento com educadoras físicas para os moradores do bairro onde minha mãe mora (Bairro Lauro Lopes). Eu tenho uma tia que tem deficiência. Elas então marcaram uma consulta com uma psicóloga que iria orientar a família a usufruir os recursos que a prefeitura e o estado oferecem. 

Fomos ao posto de saúde à tarde (marcaram pela manhã e já fomos à tarde). A psicóloga compreendeu o contexto da nossa família e nos acompanhou na APAE para conseguir tratamento de Neurologista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo e Terapia Ocupacional. Há aqui um trabalho integrado entre as equipes de saúde com vários programas do Governo Federal juntamente com a prefeitura e a APAE. Fomos atendidos pela diretora da escola da APAE e, em breve minha tia também será atendida na escola (estamos aguardando um vaga que deve surgir em breve). Conheci a escola e os profissionais que atuam nesta unidade! Todos muito atenciosos e dedicados, num clima bastante acolhedor e comprometido com o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

Participei hoje (quinta – 06/06/2013) tb de uma reunião do Programa Saúde da Família (PSF). A médica responsável pelo grupo de famílias deste bairro conduziu uma reunião onde discutiam alternativas para a marcação de consultas. Os idosos vão para as filas às 2 da manhã. Alguns até pagavam para pessoas ficarem na fila. A reunião foi maravilhosa e a equipe médica (médica, enfermeiros e agentes de saúde) conversavam com os idosos do bairro, encontrando soluções para esse problema que trazia muitos riscos aos idosos. A solução encontrada foi que eles agora vão poder marcar a consulta no dia em que tiver vaga em qualquer horário no posto de saúde, não precisando mais ir de madrugada para a fila. A agenda será aberta toda semana e em qualquer horário uma pessoa poderá passar no posto e agendar o dia que irá se consultar ou consultar no mesmo dia, se tiver vaga. Assim, haverá tb mais espaço para as emergências. A médica orientou que é importante os idosos (atentos e participantes) procurassem manter um contato contínuo com a equipe de saúde (consultas de rotina) para que não precisassem ser atendidos como emergência. 

A participação da comunidade foi o que mais chamou minha atenção. Os idosos falavam pouco, perguntavam as dúvidas, mas a médica era bem próxima a eles, conhecendo muitos deles que tiravam dúvidas sobre casos que ela já tinha conhecimento. Uma relação muito próxima.

Outra coisa interessante foi que, no meio da reunião, um senhor que mudou de cidade (morava em Contagem) e veio morar aqui (em Itambacuri), trouxe uma carta do agente de saúde que o acompanhava lá para a equipe de saúde daqui. Na carta (encaminhamento) dizia os exames de rotina, as datas dos últimos exames feitos e tinha uma observação bastante pessoal, falando para que orientassem bem as dosagens e horários dos remédios (ou algo assim), que trazia uma informação bastante particular daquele senhor e sua companheira, já idosos e que iria servir muito para a equipe daqui continuar o trabalho. A médica usou o exemplo dele de uma forma bem bacana e educativa, elogiando o quanto ele cuida de si, o quanto ele faz a parte dele e o quanto esse contato próximo será útil para que o acompanhamento médico dessa família não seja interrompido, e usou seu caso para exemplificar como deve ser um bom acompanhamento. Muito legal!

Isto também é Brasil!!! Mereceria ser filmado. Isso ninguém me contou e não foi planejado: eu estava lá!!! Fui apenas acompanhar minha mãe…

Os problemas ainda existem: são sobrecarga (mais de 4.000 pessoas neste PSF), nossa cidade tem potencial para 10 PSF, mas só tem 7. Parece que a parte burocrática já foi feita, mas estão aguardando a burocracia. Outra coisa que ela explicou é que o Ministério da Saúde prefere que a sede do PSF seja num local próprio (não alugado / o que eu concordo pq no interior o aluguel custa bem barato 150, 200, 350 reais e sendo uma sede própria evita superfaturamento de aluguéis para o governo), mas que a construção deve demorar ainda 1 ano e meio.

Não poderia deixar de compartilhar isso! Nessa cidadezinha (e parece que em Contagem também), vi uma equipe bem comprometida com o sucesso do SUS! Essa interação entre os PSF via carta e a ação integrada entre diferentes programas do Governo Federal (*), APAE e prefeitura são parte de um Brasil que o próprio Brasil não conhece! Vamos divulgar as boas ações!

(*) Não sei todos os nomes dos programas, mas acho que foram: PSF, UNISSAN, NASF. (precisaria confirmar)

Obs.: Cadastrei em Brasília (cidade que eu moro) pq não tinha a cidade Itambacuri (cidade onde presenciei essas ações) nas opções do formulário do site.