Método da Roda exercita a Construção Coletiva no Hospital de Clínicas da UFPR

13 votos

No último dia 04 de junho a Unidade de Hematologia/Hemoterapia/Oncologia do Hospital da Clinicas da UFPR lançou duas publicações importantes construídas nas Rodas da Unidade e um livro elaborado a partir da criatividade de um paciente transplantado.
Os manuais foram pensados a partir de reflexões sobre as necessidades de pacientes e profissionais da Instituição.
O “Manual Guiando Passos” e o “Manual de Quimioterapia”, elaborados por uma equipe multiprofissional contém informações multidisciplinares valiosas, que podem ser utilizadas no acompanhamento ambulatorial, internação e no pós alta.
Os manuais esclarecem dúvidas simples do cotidiano que foram trazidas pelos pacientes. Estas publicações também funcionam como “agenda” e trazem algumas informações pessoais e referentes ao tratamento que tem como principal objetivo colaborar, caso seja necessário, em um atendimento de emergência em outros centros.
Estes produtos da Roda mostram a sensibilidade, criatividade e empenho das equipes, que além de criar o produto ainda buscaram parcerias para sua publicação.
A construção dos manuais tem sido tão importante quanto à riqueza dos diálogos, os quais têm desenvolvido nas equipes a construção de processos cada vez mais coletivos relacionados à Política Nacional de Humanização do MS – PNH.
É importante enfatizar ainda, que neste processo trabalhamos as Diretrizes: Cogestão, Clínica Ampliada, Acolhimento, Valorização do Trabalhador e Diretos e Deveres dos Usuários.
Na mesma data foi lançado o livro “O Super Medula”, escrito por Natã Moreira Faria, apresentando um relato autobiográfico de sua luta para vencer a anemia de fanconi. O livro é interativo e foi elaborado com o objetivo de dinamizar a participação dos demais pacientes no tratamento e compartilhar as experiências vividas durante o período de permanência no Serviço.
As publicações são gratuitas e serão distribuídas para todos os pacientes atendidos nos Serviços de Transplante de Medula Óssea e Quimioterapia.
Parabéns a todos da Equipe que se integraram a este processo coletivo!

 

Guiando Passos e Manual do Paciente em Uso de QuimioterapiaGuiando PassosGuiando PassosManual do Paciente em Uso de QuimioterapiaO Super MedulaSirlei Corssetti Kleina
Comitê de Humanização
Hospital de Clinicas/UFPR