“Faço parte do SUS que dá certo” – Goiamara Borges

13 votos

 

Mesmo com a possibilidade de utilizar um plano de saúde, a gestante Goiamara Borges dos Santos Rodrigues já ficou até quatro horas esperando sua consulta de pré-natal na unidade básica de saúde do SUS mais próxima de sua casa em Palmas – TO. Ela, que  é apoiadora de serviços da Rede Cegonha, afirma que vivenciar esse SUS no qual trabalha há dez anos é fundamental para que continue na luta por melhorar as condições de saúde das gestantes e seus bebês. A assistente social está com sete meses de gestação, à espera de sua segunda filha, e trabalha na Gerência de Gestão do HumanizaSUS da Secretaria Estadual de Saúde .

Em sua rotina, além das tarefas de gestão na SES, cabem também   viagens quinzenais até Augustinópolis, a 700 km da capital, para apoiar o Hospital Regional . Isso quando não está a 380 km da capital, em Araguaína, cidade da Maternidade Dom Orioni, que ela também apoia. Em ambas maternidades, o apoio institucional tem conseguido bons resultados, como a garantida de direito ao acompanhante de livre escolha da gestante. 
O trabalho da Goiamara é totalmente direcionado à coletividade, pois está sempre incentivando os grupos de trabalho dentro dos serviços de saúde, como o Grupo de Trabalho de Humanização e Formação, a Câmara Técnica da Rede Hospitalar, o Colegiado Gestor da Maternidade Dona Regina, Grupo de Trabalho de Humanização  Ampliado, bem como com áreas técnicas da SES.

E, nem quando está fora do serviço, a gestante como usuária do SUS, não esquece o lado apoiadora. “Na unidade em que sou referenciada ainda é preciso qualificar muito o pré-natal. Por duas vezes, cheguei às 13h e só saí às 17 porque as consultas são marcadas para a mesma hora e quem chegar primeiro vai sendo atendido”, afirma ela, que se colocou à disposição da equipe de saúde para trabalhar junto com eles na implantação do acolhimento com classificação de risco e priorizar as gestantes mais vulneráveis, além de propor a agenda com horário marcado para o pré-natal. Quando foi apoiadora do PQM, entre 2010 e 2011, trabalhou na qualificação da Maternidade Dona Regina, que hoje é exemplo em ambiência, direito ao acompanhante, cogestão e qualificação dos processos de trabalho e é o  local escolhido para realizar o  seu parto.  “Meu médico do pré-natal atende lá, já estou vinculadíssima!”, disse ela, sem deixar de reconhecer que há muito o que se fazer no estado, para que as maternidades alcancem a qualificação da Mat. Dona Regina.

“Tenho trabalhado muito para que o SUS dê certo e  consigamos efetivar essa política de saúde, na prática. No papel, o SUS  está bem estruturado,  mas na prática, não funciona como deveria. E o trabalho proposto pela Rede Cegonha tem base nas diretrizes da PNH. Para além do investimento na estrutura física, a Rede quer a   mudança de modelo assistencial. Os trabalhadores e os gestores garantindo o acesso da mulher e da criança de forma humanizada”, afirmou ela, que em dois meses vai ter seu contato pele a pele com sua recém nascida  Dâmara Hadasa ( em aramaico) na Maternidade Dona Regina, que ela, como apoiadora do PQM, ajudou a humanizar.* 

A Goiamara Borges participa da Rede HumanizaSUS. Clique aqui e veja os posts que ela já publicou. 

 

Faço parte do SUS que dá certo

A PNH possui um informativo eletrônico, o e-PNH,  enviado periodicamente por e-mail aos participantes das listas de discussão da PNH e acessível também neste link na Rede HumanizaSUS. Desde a metade de 2012, esse informativo traz uma coluna chamada Faço parte do SUS que dá certo, que estará disponível também  na Rede HumanizaSUS. Todo o conteúdo produzido será transformado em posts da Rede, o que amplia a divulgação do trabalho e da história de vida de quem contribui para a humanização do SUS. A cada edição, é possível  conhecer trabalhadores, gestores e usuários do SUS que contribuem para o SUS que dá certo, indicados pelos leitores!

Se você conhece alguém que faz parte do SUS que dá certo, indique pra gente! Envie o contato dessa pessoa que faz a diferença no SUS para [email protected] .

E inscreva suas experiências do SUS que dá certo no Concurso Cultural "Somos parte do SUS que dá certo" lançado em junho pelo Ministério da Saúde. A iniciativa vai mapear experiências de humanização das cinco regiões brasileiras e dez delas vão compor um vídeo institucional em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização. Saiba mais neste link. 

 

* A reportagem foi veiculada ano passado, e aqui optou-se por preservar o relato original, quando a mãe estava ainda à espera da bebê, que nasceu no fim de 2012.