PESQUISA APOIO: Banca divulga resultado da Convocatória

11 votos

 

Reunida, nos dias 13 e 14 de junho, a banca de seleção dos inscritos na Convocatória da Pesquisa “Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS” aprovou 11 relatos de experiências de Apoio Institucional para efetivação da integralidade em saúde.

Os relatos de experiências foram analisados por uma banca qualificada, a partir da convocatória divulgada, desde o final de março, no portal Lappis.  A ideia, de acordo com Fábio Hebert, coordenador do eixo "Convocatória" da Pesquisa, era selecionar os relatos seguindo os critérios objetivos atribuídos na Convocatória (confira aqui), fazendo uma articulação com o contexto. “A partir daí, vamos fazer um trabalho de campo que significa dar visibilidade aos efeitos do apoio e de como as pessoas têm vivido de fato a experiência do apoio em seus territórios”, diz o coordenador.

Foram selecionadas experiências das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. "Não foram apresentadas experiências da região Centro-Oeste nesta convocatória, dessa forma, realizamos a redistribuição das vagas destinadas a essa região", informa o documento final apresentado pela banca.

Além disso, foi selecionada uma experiência referente à Rede HumanizaSUS, por se tratar de uma prática inovadora em relação à noção de apoio institucional, trazendo um grande número de questões importantes, mesmo sem estar vinculada a uma região específica do país. Esta escolha também vai ao encontro do caráter de espaço multicêntrico de pesquisa assumido pelo Lappis ao longo de sua trajetória, o que proporciona e favorece a co-existência de diferentes redes, reconfigurando os sentidos de uma pesquisa participativa e inclusiva.

Agora, essas 11 experiências serão acompanhadas por pesquisadores in loco. “Faremos um acompanhamento mais intensivo de cada uma dessas 11 experiências pensando uma abordagem metodológica e cronograma de atividades específicos para cada caso”, acrescenta Fábio.

Conforme informado na convocatória, os relatos não selecionados, mas aprovados, serão publicados em uma coletânea como estratégia de publicização e compartilhamento de experiências de apoio institucional e seus efeitos no SUS. Nas próximas semanas, a equipe de pesquisadores/as responsáveis entrará em contato com os/as responsáveis pelos relatos. Dúvidas serão respondidas pelo email: [email protected].

Esta pesquisa é fruto de uma parceria do Lappis com o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes). Fazem parte da Pesquisa um Mapeamento da atuação dos/as apoiadores/as e a Convocatória para relatos de experiências.

Confira as 11 experiências selecionadas e as respectivas regiões:

A vivência multiprofissional relacionada a um grupo de trabalho em saúde no município de Santa Maria-RS – REGIÃO SUL

Apoio para formação de redes de saúde em Palmeira das Missões e na 15ª coordenadoria regional de saúde/RS – REGIÃO SUL

O Apoio como estratégia de coletivos de trabalho – REGIÃO SUDESTE

O Apoio Institucional no município de Vitória-ES – REGIÃO SUDESTE

Projeto Apoiadores Regionais COSEMS RJ – apoio institucional às gestões municipais de saúde do Estado do Rio de Janeiro – REGIÃO SUDESTE

Entre o real e o possível: tecendo a RAPS que desejamos a partir da saúde mental que temos – REGIÃO SUDESTE

A vivência do Apoio Institucional na Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – Acre – REGIÃO NORTE

A dor e o prazer de coordenar um grupo de trabalho HumanizaSUS – REGIÃO NORTE

Programa: "acolhimento, vínculo e responsabilização" – REGIÃO NORDESTE

Oficinas Hospital Giselda Trigueiro na RAPS: Apoio para Clínica Ampliada em rede integrada – REGIÃO NORDESTE

Apoio em rede virtual: a RedehumanizaSUS conectando possibilidades