Participação dos DSEI’s nas CIR’s

0 votos

Olá Caros Apoiadores,

Nesse segundo momento em que uma das prioridades é inserir os DSEI's nas CIR's tenho percebido que os próprios Estados ainda tem muitas dificuldades de tratar principalmente dos Contratos Organizativos de Ações Públicas. Aqui no DSEI Alto Rio Purus temos avançado e pactuado junto às CIR's o DSEI como membro permanente inclusive constando em nos Regimentos Internos de cada região de saúde.

Agora tenho uma proposta: acho que nós apoiadores SESAI podemos auxiliar os DSEI's a potencializar sua participação nesses espaços. Acho que se tivermos a oportunidade de participar de alguma oficina, curso, etc sobre COAP, podemos auxiliar os Distritos a terem uma participação mais efetiva e eficaz nas CIR's. Ou mesmo, se podermos trocar experiências aqui na comunidade, pois alguns Estados já estão mais avançados na discussão do COAP. Em suma, não sei se é a realidade de outros apoiadores, mas aqui na região do Acre, Amazonas e Rondônia tenho visto essas dificuldades.

Mesmo assim, dos 7 municípios que possuem população indígena, em 6 o DSEI já está inserido nas Comissões de Intergestores Regionais. Agora precisamos potencializar essas discussões.

Mário Júnior

Apoiador SESAI – DSEI Alto Rio Purus