NOVA OLINDA COM A CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

13 votos

Na manha desta Sexta Feira (21/06), a cidade de Nova Olinda acolheu a Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde. Foi uma manhã inteira de interação dos integrantes da Caravana com os segmentos dos trabalhadores em saúde, controle social e movimento sociocultural.

Na abertura dos trabalhos, a participação do Secretário de Saúde, Pedro Neto, que falou logo após a contextualizaçãodo processo. Seguiu-se o Ato Cenopoético com a participação entusiasmada dos participantes. O Círculo de Cultura revelou a potência dos trabalhadores, quando são provocados por uma metodologia participativa, para construir coletivamente um processo.

O resultado é a criatividade como força e sentido que expressa transformação. A síntese criativa dos grupos encaminhou e expressou a vontade de que a semente hoje plantada possa germinar, crescer e gerar frutos, na forma de uma saúde mais humanizada, mais acolhedora e mais comprometida com os valores e sentimentos que a educação popular expressa, assim como o Agente Comunitário de Saúde, Damião Jacinto Pereira anunciou em sua síntese (do Grupo Educação Popular): Respeito e humanidade / Amor e educação / Era o que devia ter / Para a nossa profissão / Sinto muito em dizer assim / As vezes falta compromisso / E também motivação.

Uma equipe de saúde / Para bem funcionar / Os próprios profissionais / Deviam se respeitar / Prestar bom atendimento / E dar um bom acolhimento / A quem fosse precisar.
A produção gerada pelos participantes, a partir do universo vocabular, da tematização e consequente problematização é de um conteúdo denso e rico de sentido que comportaria muitos estudos… Ao final, foi tirado um grupo de trabalho que vai dar continuidade aos encaminhamentos que o coletivo pactuou. Claro que esta postagem, na forma de notícia não dar conta de toda a experiência e aprendizado vivida hoje, na cidade de Nova Olinda.