HUT realiza oficina para inserção no Programa SOS Emergência

13 votos

Como atividade inicial para a inserção no Programa SOS Emergência do Governo Federal o Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha realiza nos dias 29 e 30 de abril, no Real Palace Hotel, uma oficina para planejamento dessas ações. Realizada pelos apoiadores do Ministério da Saúde a oficina é destinada aos profissionais de saúde ligados diretamente ao atendimento de urgência e emergência do HUT.

O Programa é uma ação estratégica tripartite firmada entre gestores, tanto do município, como do Estado e já mudou a realidade de 12 hospitais que integram a rede. O objetivo é promover melhorias no atendimento dos serviços de urgência e emergência buscando soluções para a redução da superlotação dos hospitais, tempo de espera e, consequentemente, uma melhor assistência à população.

Cada um dos hospitais, dentro de suas especificações, poderá receber anualmente R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde para custear a ampliação e qualificação da assistência da emergência. Também poderão receber individualmente até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro, conforme necessidade e aprovação de proposta encaminhada ao Ministério da Saúde.

De acordo com o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque, esse programa seleciona apenas os hospitais que são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. “Com esse programa poderemos melhorar ainda mais nossa rede de saúde colocando em funcionamento o sistema de referencia e contra referencia. Com isso, poderemos prestar um serviço mais humanizado e de maior qualidade”, finalizou.