HUT completa cinco anos e mais de 350 mil atendimentos

11 votos

Reconhecido como a única referência para atendimento de urgência e emergência para todo estado do Piauí e outros estados o Hospital de Urgência de Teresina Prof° Zenon Rocha completa cinco anos de funcionamento, neste mês de maio,

e aproximadamente 359.171 atendimentos e 55.443 cirurgias. Por mês isso representa uma média seis mil atendimentos e mil cirurgias.

Dentre os principais motivos de atendimentos do HUT se destacam o mal súbito que representa 20% de todo atendimento, acidentes com moto 15% e queda do mesmo nível 7%. Apenas este ano o HUT já atendeu mais de 24 mil pessoas e realizou 4.499 cirurgias.

Diferente de outros estabelecimentos de saúde o HUT mantém equipes multidisciplinares de plantão 24 horas atendendo casos de urgência e emergência de média a alta complexidade. “Somos referencia por que em nenhum outro hospital do Piauí você encontra médicos de diversas especialidades prontos para atender qualquer urgência e emergência em qualquer horário do dia ou da noite”, destacou o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque.

O HUT conta ainda com o serviço de Ouvidoria Hospitalar que é o setor responsável por receber elogios, sugestões e/ou críticas do público sobre o atendimento, instalações e serviços oferecidos na instituição. O principal  objetivo é facilitar o contato dos pacientes e acompanhantes com o serviço de Ouvidoria do HUT que pode ser feito por meio do telefone 3216 6665. Ou por meio dos formulários que ficam disponíveis na emergência, nos postos e nas clínicas e que pode ser preenchido pelo solicitante e depositado nas urnas espalhadas pelo hospital. “O solicitante deve preencher o formulário com o nome completo, endereço e telefone de contato para facilitar o nosso retorno com o parecer e o resultado da reclamação”.

Programa SOS Emergência

 

Com o objetivo de promover melhorias no atendimento dos serviços de urgência e emergência e buscar soluções para a redução da superlotação do hospital, tempo de espera e, consequentemente, uma melhor assistência à população o HUT já está fazendo parte do Programa SOS Emergência do Governo Federal.

Nesse Programa cada um dos hospitais, dentro de suas especificações, poderá receber anualmente R$ 3,6 milhões do Ministério da Saúde para custear a ampliação e qualificação da assistência da emergência. Também poderão receber individualmente até R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro, conforme necessidade e aprovação de proposta encaminhada ao Ministério da Saúde.

Atendimento Humanizado

Visando sempre melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento aos seus pacientes o HUT desenvolve por meio do Grupo de Trabalho de Humanização projetos da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. A proposta é promover mais ações humanizadoras que aprimorem as inter-relações da comunidade hospitalar no HUT melhorando assim a qualidade do serviço.

Uma das ações já em prática no hospital é a Classificação de Risco. Utilizando esse dispositivo é possível classificar o tipo de atendimento a paciente deve receber de acordo com a gravidade de cada caso. Segundo Gilberto Albuquerque, após a primeira avaliação, os casos são classificados por cores obedecendo as normas da Política Nacional de Humanização – PNH. “O vermelho é utilizado para os casos de emergência, amarelo para os casos de urgência, verde para os casos considerados menos graves e azul para os casos que podem ser atendidos por outras unidades de saúde de menor complexidade”, explicou o diretor.

Estrutura e Indicadores

Com uma área construída de 15.557,76 m² o HUT dispõe de 289 leitos, três UTI’s com 26 leitos, uma Unidade de Tratamento de Queimados com 17 leitos e seis salas de cirurgias oferecendo à população atendimento nas clínicas médica, ortopédica, pediátrica, neurológica e cirúrgica. O hospital conta também com serviços de farmácia, lavanderia, esterilização, almoxarifado, oficinas e repousos.

Por mês a lavanderia lava mais de 52 mil quilos de enxovais entre lençóis, camisas, camisolas e calções, além das roupas dos acompanhantes e pacientes internados de outras cidades e outros estados que são lavadas separadamente para não correr o risco de contaminação. O laboratório de análises clínicas do HUT realiza mais de 110 tipos de exames com uma média de 28 mil exames por mês, incluindo os que são colhidos durante a noite, finais de semana e feriados em toda rede municipal de saúde.

No setor de Imagens e Gráficos entre os exames que o HUT realiza como tomografias, rx simples e contrastado, ultrassonografia com Doppler, endoscopia, etc., uma média de 9.200 exames mensais.  No refeitório são servidas, mensalmente, quase 96 mil refeições para funcionários, acompanhantes e pacientes.

Na farmácia do hospital são contabilizadas mais de 10 mil prescrições mensais, sendo uma média de 330 por dia. Cerca de 80 mil materiais são esterilizados e distribuídos no hospital por mês. 40% desse material é repassado ao Centro Cirúrgico.

Desde março de 2009 quando iniciou as atividades da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT o HUT vem se destacando chegando a representar, atualmente, mais de 50% das captações realizadas no Piauí. A Comissão é composta por sete membros, um médico, três enfermeiros, dois psicólogos e uma assistente social.

Para o diretor do HUT o principal objetivo da CIHDOTT é sensibilizar os profissionais a participarem mais efetivamente do processo de doação além de divulgar a importância do ato de doar órgãos. “Um profissional engajado e conhecedor do protocolo colabora de maneira singular para a agilidade do processo de doação”, enfatiza

Ampliação

Como forma de facilitar o tratamento de pacientes com deficiência renal o Hospital de Urgência de Teresina Prof° Zenon Rocha já dispõe de uma clínica de hemodiálise com capacidade para seis pacientes simultaneamente. “Construímos um local adequado para a hemodiálise para agilizar a recuperação dos nossos pacientes. Antes era preciso deslocar os pacientes para clinicas fora do hospital. Isso causava muitos transtornos. Agora podemos tratá-los aqui mesmo com mais rapidez e qualidade”, explica Gilberto Albuquerque.

Um projeto que já esta em fase de conclusão é a ampliação do centro cirúrgico. O HUT possui atualmente seis salas de cirurgias realizando uma média de mil cirurgias por mês. De acordo com o diretor geral a meta é aumentar em 50% esse número com a inauguração de três novas salas.

Já está previsto também a reforma do Pronto Atendimento, Lavanderia, Esterilização, da segunda lage onde abrigará mais 74 leitos de enfermarias e a construção de mais duas da UTI’s com 10 leitos cada.