Macaíba na Medidinha

16 votos

APRESENTAÇÃO: Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, desenvolvida pelos doutorandos Nathalia Louíse Gomes do Rosário Alves Mota e Hugo Cabral Felipe do 9º período. Teve como alvo população da área de abrangência de Mangabeira, Macaiba – RN, em conjunto com a equipe da UBS de Mangabeira, tendo como coordenadora a Profª Dra Ana Tania Lopes Sampaio, sob a tutoria da Profª Isabel Brandão, preceptoria do médico Yuri e enfermeira Nayara Buccos.

 

INTRODUÇÃO

Crescem as evidências de que as doenças crônico-degenerativas se iniciam muito precocemente, embora suas manifestações só se façam presentes na idade adulta e senil, alertando-nos, assim, que esta doença precisa ser considerada como um problema pediátrico e que é necessário ao puericultor ocupar-se ativamente de sua prevenção, particularmente nas crianças pertencentes a famílias de risco.

Nos últimos anos, houve uma melhora do padrão alimentar em todas as regiões, porém demonstrou-se um consumo insuficiente de verduras, legumes, frutas e sucos naturais e um aumento do consumo (já bastante elevado) de açúcar refinado e refrigerantes (Monteiro et al, 2000). 

De acordo com dados do último senso IBGE de 2011, 34,8% das crianças brasileiras com idade entre 5 e 9 anos têm peso maior que o considerado saudável pela OMS, sendo que 7,3% das crianças e adolescentes são consideradas obesas. Estilo de vida inadequado com erros alimentares e sedentarismo são fatores de risco importante para a obesidade infantil. Durante o 8º Fórum Nacional de Alimentação Escolar, realizado em maio de 2012, pesquisa divulgada pelo IBGE revelou que 89% das crianças brasileiras ingerem açúcar e gorduras além dos padrões considerados saudáveis.

A obesidade e não mais a desnutrição constitui hoje o distúrbio nutricional mais frequente no Brasil e sabe-se também que, com a melhoria geral das condições de vida da população, as pessoas de baixa renda passam a correr mais riscos para desenvolver obesidade do que aquelas pertencentes aos estratos mais favorecidos da população (Monteiro et al, 2000).

 

JUSTIFICATIVA

O Ministério da Saúde, através do Programa Saúde na Escola, visa promover atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino. As ações do PSE são realizadas ao longo do ano letivo. Em 2013, umas das esferas abordadas pelo PSE será a Avaliação Antropométrica de todos os alunos da rede pública, da creche ao ensino médio, com aferição de peso e altura para cálculo do IMC, levando 13 mil equipes do Programa Saúde da Família a mais de 30 mil escolas em 2.300 municípios. No Rio Grande do Norte, 128 municípios aderiram ao PSE 2013, totalizando cobertura de 78,4% da rede estadual de ensino.

Em abril do ano corrente, foram aferidas as medidas antropométricas de todos os alunos da Escola Municipal Santa Isabel (Macaíba/RN), sendo identificados os alunos em risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade. Estes dados foram um alerta para a necessidade de cuidados específicos para esta população de crianças.

Nossa intervenção surge a partir da cobrança por parte da própria comunidade de uma ação, uma vez que a problemática já havia sido identificada no município, sendo criado o Projeto Macaíba na Medidinha.

 

OBJETIVOS

Promover adequação do peso das crianças em risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade pela correção de erros alimentares e promoção de hábitos saudáveis, através de ações em âmbito comunitário de Educação em Saúde e em âmbito individual de acompanhamento nutricional e pediátrico.

 

METODOLOGIA

1)     POPULAÇÃO

Foram avaliados todos os alunos da Escola Municipal Santa Isabel e em Junho de 2013 os alunos da Escola Estadual João Chaves de Mangabeira no município Macaíba/RN). Nesta primeira etapa, um total de alunos foram avaliados, sendo excluídos aqueles com peso adequado para a idade, magreza e magreza acentuada e incluídos os identificados como risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade, totalizando para a segunda etapa um população crianças entre 4-15 anos – Nível IV ao 5º ano. 

Escolas Municipal Santa Isabel (N=172)
Escola Estadual João Chaves (N = 157)

2)     MEDIDAS E VARIÁVEIS

Foram medidas todas as crianças das escolas acima com fita métrica e balança analógica, entre os meses de abril e junho de 2013. E em seguida calculado o IMC de cada criança pela fórmula:

 

Doutorandos Hugo e Nathalia medindo as crianças na Escola Estadual João Chaves

 

3)     ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS

As medidas obtidas a partir dos critérios acima foram analisadas individualmente pela equipe, comparando com as curvas de IMC para idade do Ministério da Saúde do Brasil. Separando as crianças em categorias:

– Até 05 anos: magreza acentuada, magreza, adequado, risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade.

– 05 a 19 anos: magreza acentuada, magreza, adequado, sobrepeso, obesidade, obesidade grave.

4)     SENSIBILIZAÇÃO E ADESÃO AO PROJETO

As crianças que obtiveram os critérios de inclusão, receberam um convite confeccionado por nós, convidando seus pais a comparecerem a uma reunião de sensibilização sobre o tema “Obesidade na Infância”, realizada no dia 21/06/2013, na qual seria apresentado o projeto “Macaíba na Medidinha”, haveria uma oficina oferecida pelos profissionais da equipe da UBS Mangabeira, juntamente com os Doutorandos da UFRN e em parceria com o NASF.

Convites aos Pais

Neste dia, as mães interessadas em participar do projeto, deveriam assinar um termo de compromisso, se disponibilizando a comparecer as reuniões mensais que seriam programadas na UBS com a equipe e o NASF.

Termo de Consentimento

 

RESULTADOS

No dia 21/06/2013 ocorreu a primeira reunião com pais e crianças do Projeto Macaíba na Medidinha, na Escola Estadual João Chaves. Nesta, foram realizadas três frentes do trabalho, visando à sensibilização e adesão dos pais: apresentação do Projeto, explicando de forma simplificada como seria sua abordagem comunitária e individual; Palestra pela Nutricionista do NASF com o tema “Como os pais influenciam na criação de hábitos saudáveis dos seus filhos” e Oficina “Horta Suspensa”, uma atividade lúdica a ser desenvolvida pelos pais juntamente aos seus filhos, para incentivar a criança a hábitos alimentares saudáveis pela confecção e cultivo de uma horta. Todas estas atividades foram desenvolvida num período aproximado de 01 hora, com boa abertura para que todos os presentes pudessem se expressar e tirar dúvidas.

A importancia dos pai na formação dos hábitos alimentares dos seus filhos. - Renata Simplício (nutricionista)

 

Oficina - Horta Suapensa

Mudas Para sorteio e Horta Suspensa

 

Sorteios de mudas de manjericão, pipenta e outros temperos

Lanche saudável

Em resultado deste primeiro encontro, das 13 mães presentes, houve 100% de adesão ao Projeto Macaíba na Medidinha. Este contingente representa apenas cerca de 30% do total de pais convidados, porém, como o projeto é contínuo e haverá aferição bimestral das medidas antropométricas das crianças nas escolas, é possível que estas crianças que tem indicação de participar do Projeto o façam ao decorrer do mesmo.

Para dar continuidade ao projeto, foram confeccionadas para o atendimento especializado de nutrição e pediatria, uma Ficha de Atendimento Individualizado (para os serviços) bem como um Cartão de Atendimento (para os pacientes).

Ficou acordado entre Equipe da UBS Mangabeiras e NASF o seguinte cronograma para o ano de 2013, que oferecerá tanto atividades de acompanhamento individualizado como de educação em saúde, em âmbito comunitário.

Cronograma

 

CONCLUSÃO

Houve a identificação do problema, juntamente com a equipe a USF de Mangabeirac com a criação deste projeto, conseguimos uma sensibilização dos pais para a importância da adesão ao projeto. Apesar dos contratempos e dificuldades e de as mães de uma das escolas terem comparecido em uma parcela muito menos que a outra (melhor adesão da Escola Estadual João Chaves), acreditamos que houve um sucesso de participação com as mães que compareceram a reunião do dia 21/06. Daí a importância da continuidade do acompanhamento e Educação em Saúde.

 

AGRADECIMENTOS

Agradecemos as professoras e tutoras do Internato em saúde coletiva. À Equipe da Unidade de Saúde da Família de Mangabeira  pelo ótimo acolhimento – em especial a enfermeira Nayara e Agentes Comunitários de Saúde Célia e Lenildo. À comunidade de Mangabeira pelo ótimo acolhimento. Equipe do NASF Macaíba – em especial a nutricionista Renata. À diretora e professoras da Escola Estadual João Chaves pela atenção e disponibilidade. Á Prefeitura de Macaíba.

 

Grupo de mães participantes do Projeto