XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) 2013

12 votos

PALAVRA DO PRESIDENTE

https://www.medtrop2013.com.br/Palavra-do-presidente.html 

Prezados Colegas,

O XLIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), a exemplo das versões anteriores, contará com eventos paralelos que contribuirão para o seu sucesso. Já estão definidos o IV DIERN – Congresso Centro-Oeste sobre Doenças Emergentes, Reemergentes e Negligenciadas, tradicional evento regional do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFMS, e o III Workshop Nacional da Rede TB. Também já estão confirmadas a 3ª. Reunião da Rede Criptococose Brasil, a reunião do "Working Group on Paracoccidioidomycosis of International Society of Human and Animal Mycology", a reunião da Rede Brasileira de Atenção e Estudos da Coinfecção doença de Chagas / HIV. Ainda estão em fase de definições atividades comemorativas do centenário do primeiro Congresso Internacional de Medicina Tropical e um evento em parceria com a Universidade de Turim (Itália). Esforços estão sendo feitos para viabilizar os Encontros de Medicina Tropical do Cone Sul e dos Países de Língua Portuguesa.

Seguindo a tradição da SBMT, diversos cursos pré, trans e pós-congressos estão sendo organizados. Já temos confirmados os seguintes cursos: Fundamentos de pesquisa, Hepatites virais e HIV, Micoses sistêmicas e de inoculação, Sistemas de informações em saúde, Técnicas moleculares em epidemiologia e diagnóstico de doenças fúngicas sistêmicas, Enfermagem em doenças tropicais e Doenças tropicais na rede de atenção primária de saúde. Outros cursos estão sendo avaliados.

Pela primeira vez na história da SBMT, seu Congresso acontecerá em Mato Grosso do Sul. Aqui, como nos Congressos anteriores, esperamos reunir o maior espectro possível de profissionais, professores e pesquisadores da área de saúde: assistentes sociais, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, geógrafos, gestores, médicos, psicólogos, técnicos da saúde pública, terapeutas ocupacionais, veterinários, e outros. É esperado outro conjunto de profissionais atuantes em áreas estruturantes do Sistema Único de Saúde: trata-se daqueles trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família.

O fortalecimento dos vínculos entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada no âmbito das doenças tropicais tem sido um objetivo permanente de nossos Congressos. Outro objetivo é a busca de mecanismos que acelerem a difusão dos conhecimentos científicos gerados por meio dessas pesquisas, possibilitando sua aplicação prática a serviço da melhoria das condições de vida e saúde da população. Nesse sentido, o intercâmbio entre as redes de atenção primária em saúde e atenção especializada é fundamental, sobretudo entre aqueles profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde, nas Universidades e nas secretarias de saúde.

Também cabe destacar que o Congresso objetiva estimular os estudantes de graduação e pós-graduação a dedicarem parte de seu futuro na busca dos conhecimentos necessários para reduzir o papel das doenças tropicais no perfil de morbidade e mortalidade da população. Nesse sentido, é bem-vinda a apresentação de trabalhos de iniciação científica e de pós-graduação na forma de tema livre ou de pôster.

O tema central do congresso será "Ambiente, sociedade e doenças tropicais nas fronteiras", e representará uma oportunidade ímpar para que pesquisadores, professores, gestores do SUS e estudantes de graduação e pós-graduação se debrucem sobre a realidade dessas enfermidades no contexto das fronteiras. Por isso, o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores brasileiros e dos demais países da América Latina será uma das prioridades do Congresso. Nunca é demais lembrar que boa parte do Mato Grosso do Sul está localizada numa faixa onde o "Brasil foi Paraguai", como diriam os compositores Almir Sater e Paulo Simões.

A organização do XLIX congresso da SBMT conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas de ensino superior de Mato Grosso do Sul, bem como de renomadas instituições de pesquisa como a Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Butantan e Instituto Evandro Chagas, além da sempre marcante e positiva presença do Ministério da Saúde. A colaboração da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul tem sido decisiva para o sucesso do congresso. Laboratórios privados de renome internacional também estarão presentes no congresso.

Os congressistas de outras regiões do Brasil terão a oportunidade de conhecer Campo Grande, uma das mais belas cidades do país. A exemplo do Brasil, Mato Grosso do Sul reúne uma enorme diversidade cultural, cujas origens estão ligadas às presenças dos povos indígenas, árabes, asiáticos e portugueses. Aqui fincaram raízes imigrantes gaúchos, paranaenses, paulistas e mineiros, estes últimos foram os fundadores de Campo Grande. Como sabemos o Mato Grosso do Sul não possui praias. Mas, cá entre nós, quem recebeu das mãos divinas a beleza deslumbrante do pantanal e lindas formações naturais como Bonito, Corumbá e Nioaque, dentre outras, não pode exigir praias.

Até o congresso,

Rivaldo Venâncio da Cunha
Presidente do XLIX MEDTROP