CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ESTÁ EM FORTALEZA

14 votos

Durante toda a manhã desta sexta feira (05/07), os trabalhadores em saúde das SERs III e IV, majoritariamente Agentes Comunitários de Saúde, gestores e residentes participaram de uma ação da Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde, no Campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os integrantes da Caravana Aquiles Santos, Cláudia Baquit, Elias José, Edson Oliveira,Josenildo Nascimento, Luizete Vicente e Mayana Dantas acolheram os trabalhadores e representantes dos movimentos socioculturais.

Inicialmente foi servido um suculento café da manhã. Em seguida, Elias José deu as boas vindas e destacou os objetivos da Caravana, em nome das Cirandas da Vida, ao tempo em que destacou o papel da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Iniciou-se o Ato Cenopoético que anuncia e reflete sobre as políticas públicas de equidade e educação popular em saúde. Os participantes começaram a tomar de conta do processo e a se envolver com a metodologia. Ao mesmo tempo passaram a cantar e a seguir os gestos que o ato cultural vai sugerindo. Ao término do Ato Cenopoético já havia um clima efetivamente integrador. O facilitador encaminhou para o processo do Círculo de Cultura.

Das palavras geradoras partilhadas pelos participantes foram construídos quatro temas geradores: "Participação e democracia", "Respeito e companheirismo", "Alegria e Esperança" e Adversidades e impotência". Quatro grupos foram formados para dar conta destes desafios temáticos: Os grupos foram formados através de uma vivência que encaminha para a problematização, reflexão e o cuidado com outro. Os grupos passaram a ser denominados de "Saúde" "Cultura" "Equidade" e "Educação Popular". Cada grupo discutiu, problematizou e refletiu sobre os temas, considerando a realidade da saúde, o SUS, os processos de trabalho e a educação popular.

A síntese criativa de cada grupo, na apresentação coletiva revelou o quanto os participantes se envolveram de forma proativa no processo desta manhã. Os grupos apontaram caminhos de participação, de organização e compromisso com a saúde coletiva; apontaram princípios que devem nortear os processos de trabalho em saúde; apontaram sinais de esperança e alegria, mesmo considerando as adversidades que tantas vezes produzem a baixa estima nos trabalhadores, pontuaram ainda perspectiva do respeito, compreensão e tolerância como valores que fundamentam o cuidado. A produção desta manhã comporta um relatório denso e rico de conteúdo. Antes da conclusão dos trabalho foram constituídos os grupos articuladores que animarão e darão consequência nas regionais III e IV de Fortaleza, ao processo das políticas de equidade e educação popular em saúde, como desafio da construção coletiva que hoje se fez.